Brasil

Lula afirma que eleição de Michelle Bachelet consolida democracia no c

None

A eleição de Michelle Bachelet é a consolidação da democracia na América Latina e na América do Sul. A afirmação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao deixar o salão de honra do Congresso chileno, onde se realizou a cerimônia de posse da primeira mulher na história do Chile a ocupar a presidência da República.

Segundo Lula, a América Latina está consolidando raízes profundas na democracia e isso é bom para os chilenos e todo o povo latino-americano. “Michelle simboliza uma evolução na participação política das mulheres na América do Sul e na América Latina”.

Depois de destacar que Bachelet é uma mulher “experiente e lutadora”, Lula afirmou que tem certeza de que ela vai fazer um bom governo e trabalhar pela democracia. Lula também elogiou Ricardo Lagos, que antecedeu Bachelet. “Lagos é e foi um grande estadista”. Para o presidente brasileiro, Lagos marcou a historia chilena e representou muito não apenas para o povo do país, mas para todos os latino-americanos.

Lula disse que há mudanças na política do continente, nos últimos anos. “Há uma participação popular muito mais intensa. Acho que o povo da América do Sul está de parabéns”.

Neste momento Lula participa do almoço oferecido pela presidente chilena aos chefes de Estado que compareceram à posse. Ele disse que vai fazer uma saudação à nova presidente em nome dos mandatários presentes ao evento.

Agencia Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo

2

Política

Eleição para presidência da Câmara de Santa Rita é adiada após decisão judicial e Epitácio Viturino faz cobrança: “por ponto final nesta celeuma”

3

Política

João Azevêdo comenta pré-candidaturas ao Governo na base e diz que todos têm seus projetos: “comum que alguém faça isso”

4

Política

Léo Bezerra critica decisão da justiça que suspendeu obras do Parque da Cidade

5

Política

Gervásio Maia diz que “prioridade para 2025 tem que ser o trabalho” e diz que PSB não tem discussão sobre 2026