O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Edson Vidigal concedeu nesta sexta-feira uma liminar suspendendo as prévias do PMDB, marcadas para este domingo.
O mandado de segurança, com pedido de liminar, foi ajuizado pelo deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE).
Em seu pedido para suspender as prévias, ele alega que a maioria dos diretórios regionais vai estar fechado no domingo, o que invalida a consulta. Gomes diz ainda que as prévias não poderiam ter sido convocadas porque a última convenção do PMDB foi contestada na Justiça.
Segundo o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), os advogados do partido já estão tentando cassar a liminar concedida pelo STJ.
A maior preocupação da presidência peemedebista, no entanto, foi a última manobra feita pelos governistas. O deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE) enviou da decisão do STJ para todos os diretórios regionais do PMDB avisando que as prévias foram canceladas.
Além de tentar cassar a liminar, os oposicionistas correm agora para impedir que os diretórios cancelem as prévias.
Além da liminar, os governistas conseguiram, segundo o líder do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PB), que 12 dos 27 diretórios regionais não aderissem às prévias.
Entre os diretórios que não vão realizar as prévias, independentemente da concessão da liminar, estão os do Pará, Maranhão e Alagoas. Todos são chefiados pelos principais caciques da ala governista: os senadores Renan Calheiros (AL) e José Sarney (AP), além do deputado Jader Barbalho (PA).
Fonte: Folha Online