governo

Lava Jato queria desmoralizar Petrobras e defensor de privatização é ‘imbecil’, diz Lula

Presidente Lula argumentou nesta sexta-feira que funcionários da estatal não possuem relação com denúncias.

Lula, critica, STF, descriminalização, maconha, lava jato, petrobras

Presidente Lula. (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta sexta-feira (13), que a operação Lava Jato tinha o objetivo de desmoralizar a Petrobras para, na sequência, vender a estatal. Em agenda, no Rio de Janeiro, o chefe do Executivo chamou de ‘imbecil’ quem defende a privatização da empresa.

“Esse ato de hoje é uma reparação ao que muita gente honesta, muita gente trabalhadora sofreu dentro da Petrobras com a denúncia da [operação] Lava Jato. Eu sempre digo que se você quiser prender um corrupto, você prenda o corrupto. Se você quiser dizer que uma empresa roubou, quem roubou não foram os trabalhadores, foi algum corruptor, então você pega ele e pune. Mas deixe a empresa produzir, gerar emprego, gerar salário, gerar renda”, afirmou.

Segundo Lula, a tentativa da operação não era prender o corrupto e, sim, desmoralizar a Petrobras aos olhos da sociedade brasileira para depois tentar vender a empresa. “Como eles sabem que o Congresso Nacional, mesmo sendo conservador, iria criar confusão para não deixar vender a Petrobras, eles resolveram vender ativos da Petrobras”, continuou.

O presidente chamou de bando de imbecis os defensores da privatização da estatal. “Quantas vezes já tentaram privatizar a Petrobras? Quantas vezes tentaram mudar de nome a Petrobras? Quantas vezes disseram que tinha que vender porque o petróleo vai acabar e a gente vai ficar com uma empresa que não presta para nada. Isso é um bando de imbecil que fala isso.”

Agenda

Lula participou da cerimônia de lançamento do Complexo de Energias Boaventura da Petrobras, em Itaboraí (RJ). O polo industrial é composto pela maior unidade de processamento de gás natural do país, que vai receber gás do pré-sal da Bacia de Santos (SP), transportado por meio de um gasoduto.

O projeto vai viabilizar o escoamento de até 18 milhões de m³/dia e o processamento do material de até 21 milhões de m³/dia. O início das operações comerciais está previsto para a primeira quinzena de outubro. O complexo vai contar com ao menos 600 profissionais envolvidos em toda a estrutura.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, relatou que o complexo Boaventura recebeu investimentos na ordem de R$ 13 bilhões. A estrutura “está alinhada com nossos esforços de reduzir emissões de gás estufa. Por isso, eu falei para vocês: o que estamos fazendo aqui tem baixo teor de enxofre, é um combustível de última geração. Alinhada com nossa estratégia de promover uma transição energética justa, paga pelo setor petróleo e, principalmente, inclusiva”, disse a chefe da estatal.

Por R7 Brasília

Leia mais sobre Lula

Lula diz que empresários ainda não têm “inteligência suficiente” para entender importância de se investir em cultura

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

“Em breve saberemos a fonte pagadora”, afirma Mersinho Lucena sobre autores de fake News contra Eleições

2

Política

PT de Cajazeiras decide apoiar Dr. Pablo Leitão para prefeito na cidade e revolta aliados

3

Política

São Paulo: Nunes tem 25,1%; Boulos 23,8% e Marçal 21%

4

Política

Jurídico de Cícero Lucena convoca coletiva hoje, em João Pessoa

5

Política

Ministro dos Transportes cumpre agenda em João Pessoa e em Campina Grande nesta sexta-feira