Brasil

Justiça obriga bancos a reformular propaganda sobre crédito consignado

None

Uma liminar concedida pela 3ª Vara Federal do Rio de Janeiro suspendeu a propaganda de crédito consignado a pensionistas do INSS, até que os bancos reformulem suas campanhas de publicidade nos meios de comunicação, em folhetos e em cartazes fixados nas agências bancárias.

O pedido de liminar partiu da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa, com a alegação de que os bancos não estão cumprindo as orientações do roteiro técnico formulado pelo Governo Federal.

De acordo com a presidente da Comissão, deputada Cidinha Campos (PDT), as campanhas publicitárias apresentam apenas vantagens, não informam sobre as taxas de juros incidentes sobre o crédito ou, quando o fazem, apresentam o percentual mais baixo das tabelas, sem informar que essa taxa se aplica quando a amortização do empréstimo é feita no menor prazo.

A liminar dá prazo de dez dias, a partir da data em que os bancos forem notificados da decisão, para que as campanhas sejam suspensas. A instituição financeira que descumprir a medida judicial ficará sujeita a multa de R$ 50 mil por inserção publicitária.

Agência Estado

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Eliza Vigínia confirma que candidatura de Dinho Dowsley à presidência da Câmara já tem apoio de 22 vereadores

2

Política

Amidi e API emitem nota de solidariedade à jornalista Joelma Alves, que teria sido ameaçada por vereador de Conde

3

Política

Efraim reúne bancadas de oposição da Paraíba em confraternização e declara: “2026 é logo ali”

4

Política

Diego Tavares afirma que Cícero Lucena fará minirreforma no secretariado a partir de janeiro

5

Política

Projeto de Lei do Plano Diretor é votado hoje na Câmara Municipal de Campina Grande