O presidente da Câmara de Bayeux, vereador Inaldo Andrade, confirmou ao ClickPB nesta sexta-feira (7) que protocolou candidatura à prefeito na eleição indireta do município, a qual ocorrerá no dia 13 de agosto no Poder Legislativo.
Inaldo também confirmou ao ClickPB que Jefferson Kita, atual prefeito interino de Bayeux e vereador, também se inscreveu para a eleição indireta, convocada por decisão judicial. A assessoria de Kita também informou ao portal que o prefeito interino ficou de registrar hoje a sua candidatura.
Inaldo Andrade ainda não divulgou ao portal os nomes de todos os candidatos que protocolaram candidatura.
A eleição ocorre de forma indireta porque a vacância no cargo se deu já perto do fim do mandato de Berg Lima, o qual renunciou no dia 14 de julho deste ano.
Saiba mais
Berg Lima renuncia ao cargo de prefeito de Bayeux
A Câmara Municipal de Bayeux divulgou nessa quinta-feira (6) o edital da eleição indireta para escolher o novo prefeito do município. Conforme antecipado pelo ClickPB, a eleição será realizada na próxima quinta-feira (13). Os candidatos tiveram até as 15h desta sexta-feira para registrar a chapa.
Os candidatos eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito tomarão posse no Plenário da Câmara Municipal, em sessão solene, às 19h do dia 15 de agosto.
Eleições
Desde que o prefeito afastado de Bayeux, Berg Lima, renunciou ao cargo, no dia 14 de julho, a escolha do substituto tornou-se uma polêmica na Câmara Municipal.
Inicialmente foi dito que seria realizada uma eleição indireta no prazo de 30 dias, uma vez que o cargo de vice-prefeito também está vago. Um grupo de vereadores, no entanto, contestou a validade da alteração na Lei Orgânica do Município que previa a eleição indireta e ela foi cancelada.
O vereador Adriano da Silva Nascimento solicitou à Justiça um mandado de segurança para a realização da eleição, pedido que foi acatado pelo juiz Francisco Antunes Batista. Desta forma, o presidente da Câmara, Inaldo Andrade, precisou retomar o processo para a realização de eleição.