Política

Itamar desiste de candidatura à Presidência da República

None

O ex-presidente Itamar Franco anunciou, no final da tarde desta segunda-feira, a desistência de sua pré-candidatura à Presidência da República pelo PMDB. As informações são do “Estado de Minas”.

O anúncio foi feito após uma reunião com a executiva do partido em Minas Gerais, Estado de Itamar. De acordo com o jornal mineiro, Itamar se mostrou desistimulado a levar em frente sua pré-candidatura diante do racha existente dentro do PMDB.

Em convenção realizada no dia 13, o PMDB decidiu que não terá candidato próprio a presidente. Uma liminar suspendeu os efeitos do encontro, mas quase ninguém mais aposta que o PMDB disputará a Presidência. A decisão de Itamar teria levado em conta uma eventual candidatura própria à Presidência encabeçada pelo senador Pedro Simon (RS), como última tentativa de desbancar a ala governista.

Ao lançar-se pré-candidato presidencial, Itamar surpreendeu os próprios peemedebistas. Como ainda lutava por espaço no diretório mineiro do partido para ser indicado como candidato ao Senado, o ex-presidente enxergou no convite feito pelo ex-governador e presidente do PMDB em São Paulo, Orestes Quércia, e por Simon uma brecha para que seu nome voltasse ao noticiário nacional. Após a convenção do último dia 13, na qual a tese da candidatura própria à Presidência foi derrotada, Itamar voltou a articular o plano inicial de concorrer a uma cadeira no Senado.

Ultimo Segundo

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Presidente do PT em João Pessoa faz crítica após bloqueio de recursos do Pé de Meia: “engraçada essa oposição”

2

Política

Marcus Túlio diz que PT precisa de unidade na Paraíba para conquistar espaço na chapa majoritária para 2026

3

Política

Guga Moov Jampa faz apelo para que motoristas de ônibus resolvam impasse com empresários e evitem greve

4

Política

Lula determina que ministros se licenciem para votar em Hugo Motta para presidência da Câmara

5

Política

Desembargadora nega pedido para declarar ilegalidade de greve dos motoristas de ônibus de João Pessoa