Os institutos Ibope e Vox Populi entraram no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com pedidos de registro de novas pesquisas de intenção de voto à Presidência da República, poucas semanas após a divulgação das sondagens da CNT/Sensus e Datafolha.
As duas pesquisas procuram ouvir os eleitores nos últimos dias desse mês, pouco tempo depois da onda de violência em São Paulo que afetou –segundo pesquisa do instituto Sensus– as intenções de voto no candidato tucano Geraldo Alckmin.
O Ibope começou sua sondagem no sábado e deve terminar amanhã, após colher as respostas de 2.002 eleitores distribuís pelo país. O Vox Populi concentrou sua pesquisa no final de semana passado, ouvindo eleitores em 22 Estados. O TSE não informou o número de pessoas entrevistadas.
O Ibope realiza sua sondagem por encomenda da TV Globo, enquanto o Vox Populi, da Editora Confiança, que publica a revista “Carta Capital”.
As duas sondagens devem ser divulgadas nos próximos dias, já que a lei obriga os institutos a registrarem seus trabalhos até cinco dias antes da divulgação.
Lula ganha espaço
Na pesquisa CNT/Sensus, a intenção de voto no presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu de 37,5% para 40,5%. O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, por sua vez, perdeu espaço passando de 20,6% para 18,5% das intenções de voto.
Na pesquisa Datafolha, a vantagem de Lula sobre o candidato do PSDB à presidência passou de 20 pontos para 22 pontos percentuais. Em um cenário ainda com o ex-governador Anthony Garotinho, o “presidenciável” do PMDB com maior taxa de intenção de voto, Lula aparece na pesquisa com 43% das intenções de voto, contra 21% do tucano. Em abril, Lula tinha 40% das intenções de voto e Alckmin aparecia com 20%.
Fonte: Folha Online
Ibope e Vox Populi preparam pesquisas de voto para presidente
Os institutos Ibope e Vox Populi entraram no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com pedidos de registro de novas pesquisas de intenção de voto à Presidência da R
Política
Política
Política
Política
Política