Criado em 1937 pelo presidente Getúlio Vargas, o Parque Nacional do Itatiaia, o mais antigo do País, vai completar 70 anos com dois terços de seus 30 mil hectares nas mãos de proprietários privados. As duas maiores autoridades da área de meio ambiente do governo federal, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente do Ibama, Marcus Barros, foram até lá ontem para assinar a liberação de R$ 3 milhões, que serão investidos na recuperação da estrada de acesso, das trilhas, da sede, do centro de visitantes, do museu e da biblioteca.
A polêmica e prometida regularização fundiária, no entanto, que prevê a desapropriação de sete hotéis e pousadas e de construções consideradas irregulares, ainda é uma promessa do governo. De acordo com o chefe do parque, Walter Behr, são cerca de cem construções: 80 casas de campo e 20 de moradores antigos que reivindicam a posse das terras.
“A legislação não permite, o parque é uma área pública. O morador pode estar há um ano ou há cem anos. O prazo para a saída é que ainda não se sabe. A decisão é de Brasília”, disse Behr. O trabalho ainda está na fase de levantamento da situação fundiária de cada construção e não há prazo para conclusão – estima-se que até o fim do primeiro semestre de 2007.
Outro problema é a falta de fiscalização, que permite a ação de palmiteiros e caçadores e a extração ilegal de madeira. O ecossistema que envolve as cachoeiras, o Pico das Agulhas Negras e a formação rochosa conhecida como Prateleiras, admirados ontem pela ministra, é protegido por apenas três fiscais armados. Um para cada dez mil hectares. Há outros sete fiscais no parque, mas não trabalham armados.
No discurso, a ministra Marina comentou o caso. “Eu digo que estamos vivendo o governo das grandes coisas. Parece arrogante, mas vocês vão entender: a gente acaba de licitar os recursos aqui do Itatiaia, aí alguém chega e diz ‘grande coisa’, quero ver resolver o problema fundiário. Eu acho que nós estamos aqui é para fazer mesmo as grandes coisas, e é impossível fazer isso sem que todos estejam envolvidos, é impossível fazer sozinho”, disse. O Parque Nacional do Itatiaia recebe cerca de 100 mil pessoas por ano.
Fonte: Ultimo Segundo
Governo libera R$ 3 Mi para Parque de Itatiaia
None
Política
Política
Política
Política
Política