As autoridades da Índia iniciaram hoje conversas de paz com o grupo terrorista Frente Nacional Democrática de Bodoland (NDFB, na sigla em inglês), que há duas décadas iniciou a luta armada para conquistar a independência da tribo dos bodos no estado de Assam, informou a agência de notícia “Ians”.
Representantes do Governo e dos rebeldes tentam avançar no processo de paz e, sobretudo, ampliar o cessar-fogo declarado pelos dois lados em maio de 2005 e que expira na quarta-feira.
Essa é a primeira rodada das negociações, e espera-se que as duas partes avancem no estabelecimento da paz em Assam.
O NDFB exige a independência para a etnia dos Bodos, que representam cerca de 10% dos 26 milhões de habitantes de Assam. Eles vivem principalmente no norte e oeste do estado.
Além de pedir a independência, querem também a expulsão de pessoas estranhas à tribo de suas terras.
Assim como outros grupos independentistas da região, o NDFB acusa as autoridades de Nova Délhi de extraírem riquezas minerais da região, levar estrangeiros à área e não dar nada em troca.
Aproximadamente 10 mil pessoas foram assassinadas nos últimos 20 anos por causa da violência separatista em Assam. O violento grupo Frente Unida de Libertação de Assam também atua no local e iniciou conversas de paz com o Executivo de Nova Délhi.
EFE
Governo indiano abre diálogo de paz com grupo terrorista tribal
None
Política
Política
Política
Política
Política