Política

Governo firma convênio com Pastoral da Criança e mais de 53 mil crianç

De acordo com o convênio, o Governo do Estado repassará R$ 345 mil, oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep)

Numa solenidade prestigiada por dezenas de voluntárias da Pastoral da Criança na Paraíba, o governador Cássio Cunha Lima e a coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, assinaram convênio na tarde desta quarta-feira (31), no Palácio da Redenção, assegurando o reforço do trabalho de assistência social de crianças de até seis anos de idade e gestantes, de comunidades carentes de 151 municípios paraibanos.

De acordo com o convênio, o Governo do Estado repassará R$ 345 mil, oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), para o combate à subnutrição infantil, envolvendo mais de 53 mil crianças e cerca de 40 mil famílias.

Na ocasião, o governador Cássio Cunha Lima lembrou que a Paraíba tem hoje o mais baixo índice de desnutrição infantil de todo o Semi-árido do Nordeste, e destacou que o Governo do Estado apóia o importante trabalho que a Pastoral da Criança desenvolve na Paraíba. Segundo informou, o índice de mortalidade infantil no Estado caiu de 32 mortes por filhos nascidos vivos em 2002, para 25 em 2005 e vai continuar caindo “porque estamos investindo em abastecimento de água, em educação, suplementação alimentar com o programa do leite, saneamento básico, e a Pastoral da Criança é uma parceira que faz um trabalho muito sério com milhares de voluntários”.

A coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, sugeriu em seu pronunciamento e Cássio garantiu que o Estado firmará convênio também com a Pastoral do Idoso. Ela destacou a importância do convênio, que somará esforços para salvar crianças não só da morte, da desnutrição, mas promoverá o desenvolvimento integral da criança.

“O futuro do mundo, o futuro de um Estado está nos recursos humanos e quanto mais se cuida da infância melhores são esses recursos”, disse Zilda Arns, para quem, de imediato, é preciso cuidar das gestantes, das crianças, das ações básicas e naturalmente da família, porque os males se iniciam na família e por isso a Pastoral procura educar melhor a família para cuidar melhor dos filhos.

O Fundo

Na Paraíba a Pastoral da Criança envolve 7.697 voluntários que assistem a 58.200 crianças com idade até 6 anos e está presente em 160 municípios.

Instituído em 2004, mas efetivamente implantado em junho de 2005, o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza vem destinando recursos para projetos de inclusão social, construção, reforma, ampliação e conclusão de escolas, creches e hospitais públicos da Paraíba, assim como para programas de nutrição e segurança alimentar, apoio a entidades filantrópicas, combate à pobreza rural, capacitação profissional de jovens e ajudas a pessoas carentes.

Os recursos são oriundos da arrecadação de 2% do ICMS mais rendimentos financeiros.

da redação com Secom-PB

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Ministro do STF rejeita recurso do PDT e mantém eleição de Dinho para presidente da Câmara de João Pessoa

2

Política

Michelle vai representar Bolsonaro na posse de Trump

3

Política

Ruy Carneiro faz post em apoio a Adriano Galdino e diz que presidente da ALPB está “sendo injustiçado”

4

Política

Moraes aponta “possibilidade de fuga” ao negar passaporte a Bolsonaro

5

Política

Chico Mendes diz que pré-candidatura de Galdino é legítima: “todos os pretendentes têm direito nessa discussão”