O Governo do Estado, em parceria com o Ministério Público, Emater e o Procon Estadual, está realizando um trabalho de organização das queijeiras artesanais instaladas nos municípios do Alto Sertão da Paraíba. Nos próximos dias 27 e 28, respectivamente, em Sousa e Cajazeiras, serão realizadas reuniões com os produtores de queijos.
A parceria firmada pelos órgãos públicos inclui também os Bancos do Brasil e Nordeste, vigilância sanitária dos municípios e ainda a Agevisa. As duas instituições bancárias terão a missão de fornecer as condições financeiras para que os agricultores familiares construam as quejeiras dentro dos padrões de higiene.
No mês passado, uma Portaria assinada pelo então secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Assis Quintans, possibilita a inclusão dos agricultores familiares na produção do queijo artesanal e ainda da manteiga da terra ou de garrafa com qualidade alimentar, colocando-os no mercado com competividade.
Os principais objetivos da portaria são de preservar o queijo artesanal produzido na Paraíba, dar qualidade e padronização ao produto e ao mesmo tempo proibir a entrada de queijo clandestino oriundos dos Estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
O trabalho de organização das queijeiras já foi iniciado pelo Governo do Estado nas regiões de Pombal e Paulista, no Alto Sertão da Paraíba, onde dezoito queijeiras já foram financiadas, através do Pronaf, pelo Banco do Brasil e Banco do Nordeste. A Emater ficará encarregada de prestar toda assistência aos produtores de queijos.
Fonte: Secom PB
Governo faz parceria para melhorar qualidade do queijo produzido na Pa
None
Política
Política
Política
Política
Política