Depois de mais uma década de abandono o importante monumento arquitetônico e histórico da Paraíba, o Grupo Escolar Tomás Mindello, finalmente está restaurado.
O projeto do IDEME, aprovado pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos – FIC, com patrocínio da Saelpa-Celb, recuperou toda a estrutura do prédio preservando a sua história e possibilitando que a sociedade possa usufruir novamente deste importante monumento, contribuindo, assim, para revitalização do Centro Histórico da Capital.
A partir do próximo dia 27, estará aberto o edital de concorrência para as entidades não governamentais que queiram ocupar os espaços do Tomás Mindello e nele desenvolver ações de caráter sócio-cultural. Tendo como prazo final o dia 26 de maio, o edital, lançado pela a Subsecretaria de Cultura do Estado, terá suas propostas julgadas pelo Conselho Estadual de Cultura.
O Tomás Mindello foi construído em 1916 para abrigar o primeiro grupo escolar do Estado. Em 1931 foi reformado mantendo ainda a sua função escolar.No início da década de 80 sofreu uma reforma que anexou a sua estrutura o Teatro Cilaio Ribeiro, passando a ser ocupado por organizações não governamentais para realização de ações culturais.A ausência de manutenção provocou profunda deteriorização em sua estrutura que se encontrava ameaçada de ruir , desta forma o governador Cássio Cunha Lima encontrou o equipamento e determinou sua recuperação.
A obra de restauração iniciou-se no início de 2005, estando agora totalmente concluída para abrigar o Centro Cultural do Terceiro Setor A arquiteta Sonia Gonzáles, responsável pelo projeto, salienta que foi um árduo e compensador processo que culmina com o lançamento do edital.
Para a Subsecretária, Cida Lobo, a recuperação do Tomás Mindello é uma ação de grande significado, tanto pelo aspecto de sua importância enquanto Patrimônio Edificado, quanto pela manutenção de seu uso pelo terceiro setor, estimulando a diversidade cultural e impulsionado as ações sócio-culturais desenvolvidas pelas organizações não governamentais.
O edital e formulário de inscrição estarão disponíveis na Subsecretaria de Cultura situada à Rua Conselheiro Henriques, 159, centro e na página do Conselho Estadual de Cultura www.paraiba.pb.gov.br/cec . Informações pelos fones (83) 3218-4167 / 3218-4169.
Fonte: Secom PB
Governo Estadual lança edital de ocupação do Grupo Escolar Tomás Minde
None
Política
Política
Política
Política
Política