Política

Governo do Estado garante reajuste de 15% aos professores da rede públ

None

Na reunião, realizada na sede da Cinep, a partir das 10h e com término às 17h30, ficou decidido que o Governo do Estado, através de Medida Provisória (MP), garante um reajuste de 10% para os professores da rede pública estadual de ensino, sendo 5% em junho sobre a Gratificação de Estímulo à Docência (GED) e outros 5% em outubro na Gratificação de Estímulo e Apoio Pedagógico (GEAP). Somados aos 5% na folha de pagamento de abril (aumento linear concedido para todos os servidores estaduais), o Magistério estadual terá um reajuste de 15%. A categoria avaliará, em assembléia geral marcada para esta quarta-feira (5), a proposta do Governo.

O Governo do Estado publica no Diário Oficial de 3 de abril a Medida Provisória que garante o reajuste. Nesta terça-feira, esgota-se o prazo para qualquer tipo de reajuste na folha de pagamento do estado, por conta da legislação eleitoral. Os representantes das entidades, mais uma vez elogiaram a disposição do Governo do Estado para o diálogo com os servidores, ouvindo suas principais reivindicações.

A reunião do governador Cássio Cunha Lima, sua equipe e os representantes da APLP e do Sinteep, ocorreu na sede da Cinep, em Jaguaribe. De acordo com a secretária da Educação e Cultura, Maria América de Assis Castro, também foi acordado entre o Governo e as duas entidades a nomeação dos concursados, progressões e uma reivindicação antiga também foi acertada: os regentes de ensino passarão a fazer parte da categoria do Magistério. A partir deste mês, eles terão salários equiparados ao que ganha o professor do Magistério A-1, ou seja, o regente de ensino do nível 1 ao 5 ganhará o equivalente ao polivalente; e o regente de ensino do nível 6 a 10 ganhará igual ao B-1.

A secretária Maria América acredita que a categoria acatará, na assembléia marcada para quarta-feira (5), as propostas do Governo do Estado. Ela lembrou que como não haverá mais prazo para negociação, por conta da Legislação eleitoral, acaba o objeto da greve. Participaram da reunião os secretários Gustavo Nogueira (Administração), Maria América de Assis Castro (Educação), Djacy Toscano (Finanças), Solon Benevides (Comunicação), Manfredo Guedes (Gabinete Civil)

Fonte: Equipe Banca de Jornalistas

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Após eleição da Câmara de Santa Rita ser remarcada, Clóvis de Loi afirma que confusão foi “absurda, uma ação anti-democrática e desesperada”

2

Política

Pacote de ações “Paraíba 2025-2026” terá R$ 10 bilhões em investimentos em todas as áreas, revela Lucas Ribeiro

3

Política

Lucas Ribeiro confirma que está preparado caso seja escolhido para disputar Governo da Paraíba em 2026

4

Política

“O Governo tá no começo ainda”, diz Jackson Macêdo sobre possibilidade de assumir cargo na gestão de Cícero Lucena

5

Política

Cícero Lucena diz que está mais preparado para disputar Governo do que na primeira vez, mas prioridade é João Pessoa