Natal – Fechados numa das salas do luxuoso Serhs Natal Hotel, no litoral do Rio Grande do Norte, os governadores do Nordeste continuam discutindo, na manhã desta quinta-feira (11), propostas para o desenvolvimento da região. Uma delas trata-se da criação do fundo regional de desenvolvimento, já previsto na reforma tributária a ser adotada pelo governo federal.
Para o governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que apresentou o discurso mais duro antes do início da reunião, o ideal é o governo federal componha o fundo com recursos da dívida dos estados com a União. No caso da Paraíba, o pagamento da dívida chega a comprometer 20% da receita corrente líquida do Estado.
O governador Pernambucano, Eduardo Campos (PSB), ex-ministro de Lula, também tem propostas para a criação do fundo. Em entrevista ao Portal Clickpb, ele antecipou a proposta de repassar a dívida ativa que os estados têm para receber como crédito para a União, recebendo em troca um adiantamento para investimentos em infra-estrutura.
`Da mesma forma que o governo federal encontrou espaços fiscais com o Fundo Monetário Internacional, os estados precisam desse alívio´, declarou. Em Pernanmbuco, o comprometimento com o pagamento da dívida chega a 13%.
Além da questão da criação do fundo de desenvolvimento, os governadores querem consolidar as parcerias na área de segurança, integrando as ações da área entre os noves estados. ´Já trabalhamos de certa forma neste sentido, mas podemos consolidar ainda mais essa integração´, declarou o governador Cássio Cunha Lima.
Luís Tôrres
Clickpb