Natal – Apesar de convergirem na maioria dos pontos, os governadores do Nordeste reunidos na manhã desta quinta-feira (11) não estão juntos na discussão sobre a transposição das águas do Rio São Francisco. O governador de Sergipe, Marcelo Deda, em entrevista, não ficou constrangido em dizer que é totalmente contra ao projeto de transposição.
Segundo ele, além de rigoroso estudo de impacto ambiental, é preciso que o governo federal se compromete em garantir uma compensação para os estados doadores, como é o caso de Sergipe e da Bahia. ´ Não se trata de negar água aos irmãos nordestinos, mas podemos admitir que não se tenha uma compensação para comunidades do meu estado, por exemplo, que vivem a dois quilômetros do São Francisco, mas não têm acesso a irrigação ou consumo de água´, declarou Marcelo Deda.
Ele revelou sérias restrições ao projeto que já está com edital de construção autorizado pelo governo federal. Com posicionamento totalmente contrário, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), defendeu a criação de um Plano Piloto de Investimentos em conjunto em favor da transposição do São Francisco.
Em entrevista antes da reunião, o governador Cássio Cunha Lima declarou que é totalmente favorável à idéia de Campos.
A expectativa é para presença do ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, ao qual o projeto está vinculado.
Redação Clickpb