Política

Gil defende cultura hacker em congresso sobre internet

None

O ministro de Cultura, Gilberto Gil, defendeu hoje em Barcelona a cultura hacker, na abertura do Congresso Global da internet que, durante quatro dias, analisará as tendências e desafios do mundo em rede.

“Eu, Gilberto Gil, como ministro de Cultura do Brasil e como músico, trabalho a cada dia com o impulso da ética hacker”, disse.

De acordo com o ministro, é preciso diferenciar os hackers dos crackers –ele classificou os hackers como “primeiros militantes da contracultura a ver no computador uma fantástica ferramenta de comunicação”. Já os crackers são piratas virtuais.

Gil opôs o mundo hacker ao que chamou de “ortodoxia analógica reacionária”, defendeu a aposta no software livre e disse que a internet permite criar espaços de igualdade.

Para o ministro, os hackers inovam, resolvem problemas e exercitam a organização de cooperação mútua e voluntária, o que se encaixaria perfeitamente no espírito inicial da internet.

Gil, no entanto, afirmou que a revolução tecnológica não pode se justificar por si mesma. Ela deve ser refletida no benefício e bem-estar dos povos.

O ministro citou, como exemplo, o programa “Computador Para Todos”, desenvolvido pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para disseminar o uso de computadores a preços acessíveis e equipados com software livre.

“Graças à internet, um índio do Amazonas pode oferecer seus cestos artesanais a compradores do primeiro mundo evitando intermediários e conseguindo, por isso, um preço cem vezes superior ao que recebia antes. Ao mesmo tempo, comprador consegue descontos enormes”, disse Gil.

Fonte: Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Ex-prefeito de Teixeira e assessora são condenados a prisão por associação criminosa e fraudes em licitações

2

Política

PGR aciona STF contra eleição do biênio 2025/2027 para presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba e Dias Toffoli será relator

3

Política

Homem é flagrado em ato de zoofilia em Cabedelo e vereador expõe caso: “não vamos tolerar essa barbárie!”

4

Política

TRE-PB retira multa de R$ 5 mil contra Cícero Lucena por suposta propaganda eleitoral irregular na pré-campanha

5

Política

Ministério Público pede retirada de tornozeleira eletrônica de Dinho Dowsley