Política

Garotinho ganha todas e governistas do PMDB ficam sem reação no partid

None

Acabou no início da tarde a reunião da Executiva Nacional do PMDB. O ex-governador do Rio Anthony Garotinho cumpriu a promessa, partiu para o ataque e ganhou todas as disputas. Em resumo:

-Ficou sem data uma convenção do PMDB (cujo objetivo seria enterrar a candidatura de Garotinho);

-Haverá uma reunião de Garotinho, em Brasília, com todos os pré-candidatos da sigla nas disputas estaduais. Será no dia 19 deste mês;

-Renan, Sarney e o restante da tropa governista nem tentaram colocar algo em votação, pois a derrota ficaria registrada em ata;

-A pré-candidatura de Itamar Franco a presidente foi sufocada no nascedouro. Garotinho disse que o PMDB de Minas Gerais, representado na reunião de hoje pelo seu presidente, Fernando Diniz, era contra o lançamento de Itamar. Ninguém contestou.

Durante a reunião da Executiva do PMDB, vários momentos foram marcados por tensão. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) ironizou o deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA). Geddel saiu do encontro.

Hoje no final do dia está marcada a eleição para escolha do líder do PMDB na Câmara. Se houver mesmo eleição, é grande a chance de Garotinho levar mais uma.

Conclusão: a tropa governista do PMDB anda vendendo terrenos na Lua quando conversa com o presidente da República. Lula já deu 3 ministérios e cerca de 80 cargos relevantes ao PMDB, mas não consegue que a sigla derrote Garotinho. Vai ficando cada vez mais incerto rumo do PMDB em outubro, para dizer o mínimo.

Uol-Blog do Fernando Rodrigues

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Desaprovação de Lula cresce e chega a 49,8%, diz AtlasIntel

2

Política

Sessão para escolha da presidência da Câmara de Santa Rita é encerrada com soco entre vereadores

3

Política

Reforma administrativa: Marcílio do HBE deve assumir cargo na Prefeitura de João Pessoa

4

Política

Após confusão e várias remarcações, Epitácio Viturino é eleito presidente da Câmara de Santa Rita

5

Política

Cícero Lucena coloca aliados como favoritos na chapa governista em 2026, mas diz que definições só virão no ano que vem