Política

Freire desiste de eleição, mas não dá apoio formal a Alckmin

None

O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (PE), vai avisar hoje na reunião da executiva nacional do seu partido que irá desistir de se candidatar à Presidência da República. Oficialmente, o partido não deve apoiar formalmente nem o candidato do PSDB Geraldo Alckmin nem fechar uma aliança com o PDT em torno da candidatura de Cristóvam Buarque (DF). O PPS, dessa forma, vai ficar livre para poder se coligar nos Estados.

A decisão de Freire foi tomada ontem à noite, depois de uma conversa com o presidenciável Geraldo Alckmin. Os dois jantaram na casa do deputado. Foi a última tentativa do PPS para fazer uma aliança formal com o tucano. Mas Alckmin não aceitou as condições do partido que queria apoio para seus candidatos aos governos do Rio de Janeiro e Paraná.

Uma aliança com o PPS obrigaria o PSDB a abrir mão da candidatura de Eduardo Paes ao governo do Rio de Janeiro em prol da deputada Denise Frossard (PPS) e a declarar apoio ao ex-deputado Rubens Bueno, que disputa o governo do Paraná. Alckmin disse que não poderia se comprometer com isso. Freire avisou que sem reciprocidade seria impossível fechar a aliança.

O PPS deverá apoiar o candidato do PSDB, mas informalmente, o que não garante mais tempo na TV para Alckmin de propaganda política nem que o partido estará fechado em torno dele.

A decisão de Freire de desistir da candidatura levou em conta o fato da não viabilização de uma aliança da chamada esquerda democrática –que uniria PPS, PDT e PV em torno de um só nome.

Segundo dirigentes do PPS, a coligação das três siglas não foi possível devido a três fatores legais: a verticalização, as eleições casadas e cláusula de barreira.

Nas palavras de um dirigente, diante desses obstáculo o PPS acabou optando pelo ‘mal menor’ que é ficar livre nas eleições presidenciais para tentar eleger o maior número de deputados federais.

fonte: Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Prefeitura de Mataraca gasta R$ 280 mil com shows de Márcia Fellipe e Ramon Schnayder

2

Política

Prefeitura de Alhandra gasta R$ 550 mil com Marcynho Sensação, Desejo de Menina e outras atrações para Festa de São Sebastião

3

Política

Ex-vereador de João Pessoa, Dr Luís Flávio é internado após sofrer AVC e bater carro

4

Política

Lucas Ribeiro garante que está pronto para dar continuidade ao projeto do governador João Azevêdo na Paraíba

5

Política

João Azevêdo declara que gestão dialoga com todos os prefeitos: “O estado só melhora a partir de todos os municípios”