Escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal apontam que o ex-secretário de Obras, Bertrand Pires Gadelha, cunhado do prefeito Salomão Gadelha, de Sousa, articulou com empresários o depósito de comissões por contratos com a prefeitura na conta de sua esposa, Karla Jones. Pelo menos é o que revelam trechos de conversas que chegaram às mãos do deputado Lindolfo Pires, líder do PSDB/PFL na Assembléia Legislativa, que apresentou trechos da conversa entre o ex-secretario e um dos empresários presos pela PF.
No trecho revelado pelo deputado, Heleno B. de Morais, sócio-gerente da construtora Rio Negro, e Betrand acertam o repasse de R$ 31 mil. Na conversa, Heleno e Betrand combinariam o valor da comissão pelo negócio. Ambos foram presos no último dia 11, quando a Polícia Federal desbaratou suposta quadrilha acusada de fraudar licitações e superfaturar obras no Estado.
Nas conversas, Bertrand sugere que o empresário coloque “dez” na conta de Karla e o restante na conta dele. O diálogo consta nas folhas 253/254 e de número 67 a 68 das folhas 403/404 do inquérito.
De acordo com o Sistema de Acompanhamento da Gestão, do Tribunal de Contas, a prefeitura de Sousa, fechou, somente em 2005, oito contratos com a construtora Rio Negro, uma das dez empresas investigadas pela Polícia Federal. Os valores pagos somam mais de R$ 265 mil.
A empresa Rio Negro teria feito, segundo os contratos, obras de infra-estrutura em Sousa.
De acordo com deputado Lindolfo Pires, a construtora Rio Negro e empresa e fantasma. “E preciso que todos esses fatos sejam apurados nos minimos detalhes a fim de que possamos, após punição de todo os culpados, retomar a legalidade e a moralidade dos investimentos públicos na prefeitura de Sousa”, declarou Lindolfo Pires.
Veja trechos da conversa
“…
HELENO: Oi
BERTRAND: Já tá aí viu?
HELENO: Já, então eu boto em que conta? na tua?
BERTRAND: Bota, já tirou já deu o desconto aí?
HELENO: Já, já
BERTRAND: Deu quanto?
HELENO: Eu vou mandar pra tu trinta e um e seiscentos
BERTRAND: Você botou quanto, oito?
HELENO: Oito somente
BERTRAND: Somente? Já aí bem direitinho, deu certo?
HELENO: Já, tudo direitinho aqui, só falta dizer os números da conta. Tem a sua, tem a de KARLA
BERTRAND: Pronto, você bota dez na de KARLA
HELENO: Espera aí visse, deixa eu anotar. Dez na de KARLA. Vai
BERTRAND: E vinte e um, o restante na minha
HELENO: O restante na sua?
BERTRAND: É
…”.
Redação
ClickPB
[EXCLUSIVO] Carta Marcada: Escutas revelam que dinheiro de esquema ser
PF grampeou conversas de ex-secretário com empresário, diz Lindolfo Pires
Política
Política
Política
Política
Política