A última pesquisa do instituto Datafolha sobre a eleição presidencial revela que a maioria dos simpatizantes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) valoriza mais a política social de seu governo. Os eleitores de Geraldo Alckmin justificam sua opção pelo candidato do PSDB pela imagem pessoal do ex-governador de São Paulo. A pesquisa foi feita nos dias 23 e 24 de maio.
Segundo o Datafolha, 25% dos entrevistados que votariam em Lula, o fazem por conta dos programas sociais desenvolvidos pelo presidente. O Bolsa-Família é o programa mais lembrado, seguido pelo Bolsa-Escola e o Fome Zero. As outras razões mais citadas foram o desempenho na área econômica e uma gestão “voltada para os pobres”.
Entre os eleitores de Lula que recebem até dois salários mínimos, 29% justificam o voto por conta das ações sociais do governo federal. Nos que recebem mais de dez mínimos, esta porcentagem cai para 12%.
Dos 22% que declararam voto em Alckmin na pesquisa, 32% o fazem pela imagem pessoal do candidato. Em segundo lugar está a boa gestão no governo de São Paulo, com 18%, e em terceiro o desempenho na área da Saúde, lembrado por 8%.
Eleitor de Lula valoriza mais política social, diz Datafolha
Os eleitores de Geraldo Alckmin justificam sua opção pelo candidato do PSDB pela imagem pessoal do ex-governador de São Paulo
Política
Política
Política
Política
Política