Mais de oito mil advogados em toda a Paraíba estão aptos para escolher o próximo presidente da entidade neste sábado para um mandato de três anos, durante eleição que movimenta a categoria. O atual presidente, José Mário Porto, e o advogado Marcus Caju, que representa a oposição, encabeçam as chapas concorrontes. A votação começou às 8h e vai se estender até às 17h.
Muita conversa. É com esta arma que os dois advogados que protagonizam a disputa pela presidência da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba esperam ganhar as eleições. Candidato à reeleição, o advogado José Mário Porto afirmou nesta sexta-feira, 17, que passará o dia de hoje fazendo contatos com os profissionais de direito. “Vamos continuar perto dos advogados. Só com está conversa franca é que poderemos mostrar que temos a melhores propostas e que merecemos o devido reconhecimento pelo trabalho que estamos desenvolvendo na OAB”, defendeu.
Já para o advogado Marcos Caju, candidato oposicionista, o apoio de seus ex-alunos pode “virar o jogo”. “Meus alunos jamais perderam contato comigo e isso é muito bom, afinal garante uma sintonia da minha parte para com os jovens advogados e vou continuar me reunindo com eles para chegar a vitória”, revelou.
Propostas
Como principal proposta para uma provável gestão frente a Ordem, Caju defende um prolongamento no desconto que é dado aos jovens advogados que são aprovados no teste da OAB. “Hoje os advogados têm um desconto de 50% na anuidade nos três primeiros anos, após serem aprovados no teste da OAB. Nossa proposta é ampliar este benefício para cinco anos”, arrematou.
Preocupado com o acesso dos recém aprovados no exame da Ordem no mercado de trabalho, Zé Mário pretende criar convênios com instituições privadas e públicas para facilitar o ingresso dos novos advogados na profissão. Além disso, o candidato à reeleição quer ampliar o programa “Banco de Talentos”, que, segundo ele, evita o apadrinhamento na escolha de profissionais. “O Banco de Talentos é uma maneira de evitar o apadrinhamento, principalmente para os clientes que vêm de outros estados”, afirmou.
Diferenças
O advogado Marcus Caju faz duras críticas a atual gestão da Ordem junto aos profissionais da advocacia paraibana. “A OAB se tornou inoperante e vive de uma imagem que não corresponde à realidade. Além de não trazer benefícios para a categoria, mantém as portas fechadas para a maioria dos advogados”, acusa o oposicionista.
O advogado José Mário Porto garante que tirou a OAB/PB do anonimato e que ainda tem muito que mostrar. “Nossa experiência nos garante mais facilidade no trabalho junto a categoria. Temos mais para mostrar e apresentamos as melhores propostas”, afirmou.
Em João Pessoa, as urnas para a eleição da diretoria da OAB estarão abertas das 08h00, até as 17h00 na sede do Clube Cabo Branco, onde são esperados mais de 4.500 eleitores.
Janildo Silva
ClickPB