O Subprocurador-Geral da República Eitel Santiago de Brito Pereira só tomará posse no cargo de Secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social do Governo da Paraíba, na próxima segunda-feira. Apesar disso, já começou a trabalhar em mercê do sistema estadual de segurança pública.
Ontem, em Brasília, Eitel Santiago Pereira visitou o Secretário Executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, a quem expôs a situação da segurança pública no Estado.
O futuro Secretário pediu ajuda financeira do Governo Federal, destacando que, nos últimos anos, esse auxílio não correspondeu às expectativas da Paraíba.
Na oportunidade, Eitel apontou os projetos do interesse do Governo da Paraíba, que se encontram tramitando naquela Pasta e solicitou, ainda, auxílio para outras ações que almeja por em prática, visando cumprir a determinação do Governador no sentido de fortalecer o sistema de segurança estadual.
Durante a audiência e seguindo recomendação do Governador Cássio Cunha Lima, Eitel Santiago Pereira explicou ao Secretário Executivo do Ministério da Justiça a necessidade de criar, com urgência, na Polícia Militar do Estado, uma Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área da Caatinga – CIOSAC, visando fortalecer as ações de vigilância, prevenção e repressão a delitos cometidos na zona rural do Estado.
Eitel esclareceu, ainda, a importância de prosseguir com as metas de reaparelhamento da Polícia Militar, de aquisição de equipamentos modernos para aprimorar os trabalhos de investigação da Polícia Civil, e revelou algumas idéias que pretende implementar no intuito de intensificar o policiamento ostensivo em todo Estado e de aproximar a polícia da comunidade, dando maior eficiência as suas ações.
O Secretário Executivo Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto mostrou-se disposto a ajudar o Governo da Paraíba, agilizando a tramitação dos projetos em tramitação no Ministério da Justiça, comprometendo-se a dar rápidas notícias sobre os pleitos encaminhados pelo Secretário de Segurança da Paraíba.