
Efraim Filho - Foto: Clilson Júnior
O senador Efraim Filho sugeriu a aplicação de uma pesquisa para a escolha do comando da federação ‘União Brasil/PP’ na Paraíba. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta segunda-feira (24), Efraim disse acreditar que será escolhido.
Questionado se ele se sente ameaçado na junção do Progressistas e União Brasil, que são de lados opostos atualmente nas disputas eleitorais na Paraíba, Efraim Filho rejeitou a hipótese.
“Não vejo como ameaça. Ter esse embate na federação faz parte. Vamos entender qual é o projeto político que se encaixa, ou não, mas tendo diálogo, tendo respeito”, declarou à Arapuan FM, como verificou o ClickPB.
“A chance de ter uma imposição para que a gente perca o controle do União Brasil aqui é de zero por cento, como também é zero por cento qualquer decisão que afaste Aguinaldo Ribeiro do controle do Progressistas. Isso porque os dois partidos deixaram muito claro, e eles entendem, que temos duas grandes lideranças na mesa. Não dá para ter uma imposição”, acrescentou.
Questionado sobre como resolver a escolha da liderança que vai comandar a federação, Efraim sugeriu o uso da pesquisa.
“Na democracia, o critério é voto, é escolha política e da população. Na democracia, quando há impasse, é a vontade do povo o melhor critério para ser definido. E aí a pesquisa vai apontar quem vai ser o melhor nome para conduzir a federação no processo político de 2026”, apontou.
Efraim Filho acredita que a federação “é um comando compartilhado e a condução dela, no processo eleitoral, será feita por aquele que apresentar maior viabilidade para vencer as eleições.”
Ele disse, ainda, que a federação ainda não é uma certeza, mas que “é um projeto nacional interessante, que dá força aos partidos envolvidos.”
Efraim acredita que será escolhido para o comando da federação. “Eu confio no meu taco. Eu acredito que eu ganho a pesquisa. E se a federação vier para cá, e eu puder fortalecer meu projeto político, eu sou a favor.”
Confira a entrevista na íntegra