O primeiro caso de frangos infectados com o vírus H5 foi detectado no Afeganistão, cujas autoridades temem que se trate do tipo H5N1, informaram nesta segunda-feira as Nações Unidas e o governo afegão em entrevista coletiva conjunta.
Segundo o porta-voz da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação)) no Afeganistão, o vírus foi detectado em três aves de Cabul e em duas de fazendas da cidade de Jalalabad, situada na Província de Nangarhar, no leste do país.
O Departamento veterinário do Ministério de Agricultura afegão recolheu várias amostras de fazendas dessas áreas e determinou que pelo menos cinco delas estavam infectadas com o vírus H5, mas ainda não se pôde confirmar se se trata do tipo mais mortal da gripe, o H5N1.
Os analistas da FAO indicaram que “existe um alto risco de que o vírus seja do tipo H5N1, mas neste momento ainda estão abertas outras possibilidades”.
As amostras foram enviadas à Itália para serem submetidas a análises mais avançados que nos próximos dias determinarão de que subtipo do vírus H5 se trata.
Agência EFE