Votação

Deputados aprovam, em 1º turno, PEC que aumenta idade máxima para posse como conselheiro do TCE da Paraíba

PEC já havia sido aprovada pela Comissão Especial formada para analisar a matéria e foi votada em Plenário nesta quarta

Deputados aprovam, em 1º turno, PEC que aumenta idade máxima para posse como conselheiro do TCE da Paraíba

Assembleia Legislativa da Paraíba — Foto:Reprodução/ALPB

Os deputados estaduais aprovaram em primeiro turno, nesta quarta-feira (3), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 01/2023 que aumenta para 70 anos a idade máxima para entrada no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). A medida beneficia futuros candidatos que possuem 65 anos ou mais e que, atualmente, não podem ser indicados à vaga que será aberta no Tribunal até o fim deste ano.

Conforme apurado pelo ClickPB, a PEC já havia sido aprovada pela Comissão Especial formada para analisar a matéria e foi votada em Plenário nesta quarta. A votação em segundo turno deve acontecer nesta quinta-feira (4).

De acordo com o autor da PEC, o presidente da Casa, Adriano Galdino (Republicanos), a proposta equipara a idade máxima de entrada no TCE ao que foi determinado em uma PEC aprovada no Congresso em 2022, que eleva para 70 anos a entrada no Tribunal de Contas da União (TCU).

“Aprovamos a adequação do que já foi feito à nível federal sobre o TCU. A idade máxima para entrar no TCE passará a ser 70 anos. Temos vários candidatos [à vaga que irá surgir], como Taciano Diniz, Jutay Menezes, Branco Mendes e até Wilson Filho. Tenho compromisso com Tião Gomes”, afirmou o presidente da ALPB, como visto pelo ClickPB.

Adriano voltou a falar que pode se candidatar a uma segunda vaga que irá surgir no Tribunal com, mas não sabe se tem o perfil para o cargo.

“Vou estudar a possibilidade de entrar na segunda vaga, mas não sei se tenho perfil para estar no Tribunal de Contas. Lá é muito calmo e já trabalhei em lugar calmo e não me adaptei”, falou Galdino.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Câmara de João Pessoa aprova projeto sobre bronzeamento artificial, mas Anvisa proíbe serviço e cita máquinas como cancerígenas

2

Política

Paraibano Hugo Motta defende discutir PEC da escala 6×1 “com os dois lados”

3

Política

Escala 6×1: Alckmin diz que reduzir jornada é ‘tendência’ no mundo inteiro e defende debate

4

Política

Tribunal mantém condenação de ex-prefeito de Marizópolis por desvio de recursos com empresas “de fachada”

5

Política

Adriano Galdino diz que repetirá chapa da última votação e define ‘data’, caso Assembleia tenha nova eleição para Mesa Diretora