O deputado federal Julian Lemos (União Brasil) anunciou na manhã desta segunda-feira (17) que irá apoiar o governador João Azevêdo (PSB) durante o segundo turno das eleições 2022. A informação foi divulgada por meio de uma coletiva de imprensa realizada na sede do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em João Pessoa. Julian foi candidato a reeleição e alcançou 36.530 votos no último dia 02 de outubro, ficando como suplente.
Conforme apurou o ClickPB, além do governador João Azevêdo, também estão presentes no local a senadora Daniella Ribeiro (PSD), o deputado federal Gervásio Maia (PSB), o deputado estadual Wilson Filho (Republicanos), o vice-prefeito de João Pessoa Léo Bezerra (PSB) e aliados do grupo.
Em postagem no seu perfil em uma rede social, Azevêdo afirmou que Julian “chega trazendo sua força para o projeto que quer fazer a Paraíba avançar ainda mais”.
Julian Lemos foi eleito deputado federal em 2018 com 71.899 votos. À época, ele era um dos principais aliados do presidente recém-eleito Jair Bolsonaro e apresentava-se como um dos candidatos do atual presidente na Paraíba. Ao longo dos últimos quatro anos, no entanto, a relação entre Julian e o atual presidente tornou-se nada amistosa com diversas trocas de farpas em redes sociais.
Filiou-se ao União Brasil e anunciou apoio ao candidato Pedro Cunha Lima (PSDB) na disputa ao governo da Paraíba. Efraim Filho, também do União Brasil, foi o candidato ao senado na coligação de Cunha Lima e foi eleito no início deste mês.
Em uma semana, Julian é o segundo filiado do ‘UB’ com um número significativo de eleitores que deixa de seguir a tendência do partido em apoiar Pedro e passa a ir para o lado de João Azevêdo. Anteriormente, a comunicadora Fernandinha Albuquerque também anunciou o apoio a reeleição de João.