A primeira pesquisa do instituto Datafolha realizada após a renúncia de José Serra (PSDB) à prefeitura de São Paulo, a fim de concorrer ao governo do Estado, indica que ele venceria no primeiro turno caso as eleições fossem realizadas hoje. De acordo com os cenários apresentados aos eleitores, o pré-candidato tucano teria entre 55% e 63% das intenções de voto, enquanto a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) se consolida na segunda posição, abrindo vantagem sobre o ex-governador Orestes Quércia (PMDB). A margem de erro é de dois pontos para cima ou para baixo.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, em comparação com o levantamento anterior (realizada nos dias 16 e 17 de março), Serra subiu seis pontos (de 50% para 56%) na simulação mais disputada, com Marta e Quércia concorrendo. Marta subiu de 14% para 19%, enquanto o ex-governador caiu de 15% para 11%.
Quando Marta Suplicy é substituída pelo lider do governo no Senado, Aloizio Mercadante, o PT ainda aparece em segundo lugar, embora no limite do empate técnico com Quércia. Na simulação, que também inclui o ex-prefeito Paulo Maluf (PP), Serra aparece com 57%, face a 13% de Mercadante, 9% de Quércia e 4% de Maluf e do pedetista Carlos Apolinário.
Na simulação que exclui Maluf da disputa, Serra registra 59%, com Mercadante (14%) e Quércia (12%) tecnicamente empatados. Nos cenários sem Orestes Quércia, Serra apresenta sua melhor performance, sempre acima dos 60%. Diante de Marta, ele venceria por 61% a 20% e, contra Mercadante, ampliaria a vantagem pelo placar de 63% contra 16%.
Na simulação espontânea (sem apresentar nomes aos eleitores), José Serra também vence, com 19% das intenções de voto conta 5% de Marta e 1% de Maluf, Mercadante e Quércia .
Serra tem o pior desempenho quando seus adversários são Marta, Quércia e o ex-governador Paulo Maluf (PP). Nesse cenário, o tucano teria 55%, contra 17% das intenções de voto para Marta, 8% para Quércia e 4% para Maluf.
Maluf, com 60% de rejeição, aparece tecnicamente empatado com Carlos Apolinário (PDT – 3%), com Plínio de Arruda Sampaio (PSOL – 2%) e com Cunha Lima (PSDC – 1%). Sem Maluf no páreo, José Serra venceria com 56% da preferência, seguido de Marta (19%) e Quércia (11%).
Segundo turno
Apesar de vencer já no primeiro turno segundo a pesquisa, o Datafolha simulou um eventual segundo turno. O páreo mais duro seria diante de Marta Suplicy, que teria 27% contra 65% do tucano. Serra venceria Mercadante por 69% a 22%, Quércia por 71% a 18% e bateria Maluf por 76% a 9%. Para 64% das pessoas entrevistadas, Serra vencerá as eleições, enquanto 9% acreditam em vitória de Marta e 5% apostaram em Mercadante. De acordo com o levantamento, 53% dos simpatizantes do PT crêm que o tucano será eleito governador.
O Datafolha ouviu 1.682 eleitores nos dias 6 e 7 de abril no Estado de São Paulo. A pesquisa, realizada sob encomenda do jornal Folha de S.Paulo, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o numero 208/2006.
Redação Terra
Datafolha: Serra venceria em SP no primeiro turno
A primeira pesquisa do instituto Datafolha realizada após a renúncia de José Serra (PSDB) à prefeitura de São Paulo, a fim de concorrer ao governo do Estado, in
Política
Política
Política
Política
Política