A senadora Daniella Ribeiro (PSD) explicou que o Projeto de Lei 1.847/2024, que mantém a desoneração da folha de pagamento até o fim de 2024, tem viés social relevante. O PL foi aprovado por votação simbólica na plenária do senado, na terça-feira (20), e segue agora para aprovação da Câmara dos Deputados.
Daniella Ribeiro informou ao ClickPB que a importância do projeto é a tentativa de balancear a promoção do emprego e o equilíbrio fiscal. Além disso, a senadora destacou o viés social do PL.
“A desoneração da folha tem um viés social relevante, ao beneficiar setores que são grandes empregadores. Ao reduzir os encargos trabalhistas, a desoneração pode aliviar as pressões financeiras sobre as empresas, possibilitando que elas mantenham ou ampliem seu quadro de funcionários, o que é especialmente importante em um contexto de recuperação econômica”, destaca Daniella.
A senadora também ressaltou que a transição gradual proposta no projeto reflete uma preocupação com a sustentabilidade fiscal do país. “A reoneração progressiva da folha de pagamento, com alíquotas que aumentam gradativamente até 2027, permite uma adaptação tanto para o mercado quanto para o governo, que precisa ajustar sua arrecadação sem gerar impactos bruscos”, explicou Daniella.
Leia também:
Efraim Filho comemora desoneração da folha de pagamento: “menos impostos para quem mais emprega”