O líder da oposição na Câmara Municipal de Campina Grande, vereador João Dantas (PTN), disse nesta sexta-feira, 01, que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura a denúncia de compra de votos no primeiro turno das eleições, deve votar na próxima quarta-feira, 06, a convocação da primeira-dama do município, Ana Cláudia Vital do Rego, esposa de Veneziano (PMDB) e Vilauba Vital do Rego, esposa do deputado Vitalzinho (PMDB).
As duas são suspeitas de oferecer cargos no governo municipal em troca de votos. A denúncia, movida pela coligação “Por Amor à Paraíba”, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi baseada em um vídeo disponível na rede mundial de computadores. Nas imagens se pode perceber que é negociado um emprego para a cabo eleitoral “Paula” no Programa de Saúde da Família (PSF) da cidade. Já para a cabo eleitoral Odete, as esposas negociam ainda ajuda de custo e a inscrição num programa de casas populares. No vídeo, as cooptadas se comprometem ‘vestir a camisa’ da campanha do senador José Maranhão (PMDB) e articulam boca de urna próxima às seções eleitorais.
Segundo Dantas, todos os laudos enviados a instituições que verificariam a autenticidade do material, atestam a veracidade dos vídeos. “Confirmada a veracidade do material, só resta a CPI convocar as esposas dos políticos envolvidos para depor”, revelou o oposicionista.
Apesar de a votação do requerimento que pede a presença das envolvidas estar marcada para a próxima semana, a tendência é que elas só deponham após 10 dias da aprovação do requerimento. “Precisamos respeitar os prazos, mas tenho esperança que possamos chegar a um relatório final sobre o caso ainda em dezembro”, afirmou Dantas.
O procurador Regional Eleitoral, José Guilherme Ferraz, encaminhou no dia 16 de novembro, as cópias do vídeo para departamento de Polícia Federal, objetivando a abertura de inquérito.
Janildo Silva
ClickPB