O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu arquivar o pedido da CPI contra Lula feito pelo senador Almeida Lima (PMDB-SE), informa Leandro Colon. O anúncio será feito em instantes.
Almeida Lima conseguiu 34 assinaturas para abrir a CPI – são necessárias pelo menos 27. O objetivo era investigar as relações entre Lula e Paulo Okamotto, a ligação entre Fábio Luis, filho de Lula, e a Telemar, os famosos dólares encontrados na cueca de um assessor do PT no ano passado e ainda a quebra do sigilo do caseiro Francenildo dos Santos Costa.
Renan vai alegar que não há um “fato determinado” para a CPI ser instalada. Os fatos citados por Almeida Lima, segundo Renan, já estão ou foram investigados pelas CPIs dos Correios e dos Bingos.
O pacote de bondades ao governo pode ser maior: Renan não quer que o requerimento de convocação do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, seja votado.
A oposição insiste na votação. Renan disse que vai conversar com os líderes dos partidos. Segundo ele, Bastos só irá ao Senado se houver consenso. Ele é contra votar esse tipo de assunto.
Recentemente, não houve acordo. O governo queria que Bastos falasse no Senado. O PFL não quis e tentou empurrar o depoimento com a barriga. A Câmara saiu na frente e ouviu o ministro.
Agora, a oposição quer levá-lo ao Senado. Desta vez, é o governo que não quer. Sem acordo, Renan não marcará depoimento.
Blog do Noblat
‘CPI do Lula’ é arquivada
None
Política
Política
Política
Política
Política