Política

Conselho de Ética vota relatório que pede cassação de Mentor

None

O Conselho de Ética da Câmara deve votar hoje o parecer do deputado Nelson Trad (PMDB-MS) no processo contra José Mentor (PT-SP). Trad já recomendou a cassação do mandato de Mentor por quebra de decoro parlamentar.

Mentor foi citado no relatório preliminar das CPIs dos Correios e do Mensalão como beneficiário de recursos das empresas de Marcos Valério Fernandes de Souza.

Em depoimento ao Conselho, o deputado disse que não recebeu nenhum tipo de vantagem indevida durante seu mandato. Ele afirmou que seu escritório de advocacia –José Mentor, Pereira Mello e Souza Advogados Associados– foi contratado em março de 2004 pelo advogado Rogério Tolentino, sócio de Valério na empresa 2S Participações, para elaboração de estudos.

Mentor lembrou que, na época em que foi identificado o pagamento de R$ 60 mil, já havia sido dada a explicação de que não era um, mas dois pagamentos de R$ 60 mil recebidos por trabalhos profissionais prestados pelo escritório.

O primeiro cheque, segundo o deputado, foi sacado do Banco Itaú, da conta pessoal do advogado Tolentino, entre abril e maio de 2004. O segundo, da 2S Participações, teria sido repassado a ele, em seu escritório, pelo próprio Tolentino. ‘Esses cheques foram depositados não na minha conta pessoal, mas na conta da pessoa jurídica do escritório’, afirmou.

Mentor disse que os pagamentos foram contabilizados e os impostos devidamente recolhidos. Ele afirmou que, somente durante o depoimento de Tolentino à CPI dos Correios, soube que o destinatário final dos serviços prestados pelo seu escritório era a 2S Participações.

Troca de relator

O Conselho indicou Trad como relator do processo contra Mentor em substituição a Edmar Moreira (PFL-MG). O relatório de Moreira, que recomendava o arquivamento do processo, foi rejeitado por 8 votos a 6. Moreira alegou que não havia provas suficientes para pedir a cassação do deputado petista.

Fonte: Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Em meio a impasse sobre emendas, Lula se reúne com paraibano Hugo Motta, favorito na corrida pela Câmara

2

Política

Pollyanna Dutra afirma que pretende retornar à Assembleia Legislativa da Paraíba em 2026

3

Política

João Azevêdo descarta reforma administrativa em janeiro e nega ter feito convites a Zezinho do Botafogo e Marinaldo Cardoso

4

Política

João Azevêdo declara que candidatura ao Senado é “plano A” e revela cobrança do Governo Federal para participar da disputa em 2026

5

Política

Reeleitos, prefeitos de João Pessoa e Campina Grande tomam posse na próxima quarta-feira