De acordo com vários depoimentos de Oscar Niemeyer, o prédio do Congresso é sua realização predileta. Cartão Postal de Brasília, com sua concepção plástica arrojada, a sede do Poder Legislativo brasileiro é um conjunto de construções onde se destacam as duas cúpulas representando os plenários: a cúpula maior (convexa) do plenário da Câmara dos Deputados e a cúpula pequena (côncava), que abriga o plenário do Senado Federal. No anexo I, formado por dois prédios verticais de 28 pavimentos, funciona a administração das duas Casas legislativas. Ao longo dos anos, outros anexos foram sendo construídos para novos gabinetes parlamentares e instalação de escritórios para as atividades de apóio.
Em ambas as Casas, as visitas são guiadas. Vale a pena conhecer o Salão Negro, o Salão Verde, o Salão Nobre, os Plenários da Câmara e do Senado, bem como as galerias (que unem o prédio principal aos anexos tanto na Câmara como no Senado) e a chapelaria no Senado. Na chapelaria existe um pequeno museu com o mobiliário do antigo Senado, que funcionou no Palácio Monroe no Rio de Janeiro. O Congresso possui um acervo artístico expressivo, com obras de Di Cavalcante, Alfredo Ceschiatti, Marianne Peretti, Fayga Ostrower, Carybé e Maria Bonomi.
Visitação: Câmara dos Deputados: 2ª a 6ª, das 9 às 12h e das 14h30 às 16h30. Fins de Semana e feriados das 9 às 13h. Senado Federal: 2ª a 6ª, das 9 às 11h30 e das 15h30 às 16h30 e sábado e domingo das 10 às 14h.
Telefones: Câmara dos Deputados: +55(61) 3318.5107 e Senado Federal: +55(61) 3311.3344.
Fonte: Setur DF
Congresso Nacional em Brasilia(DF)
De acordo com vários depoimentos de Oscar Niemeyer, o prédio do Congresso é sua realização predileta
Política
Política
Política
Política
Política