
Feiras de João Pessoa — Foto:Walla Santos
Fotos: Walla Santos / Aguinaldo Mota
Os mercados públicos de João Pessoa sofrem com o abandono da gestão municipal. A falta de higiene, de infraestrutura e segurança são alguns dos problemas apontados pelos consumidores e comerciantes de quase todos os mercados, a exemplo do Mercado Central e de Oitizeiro, que estão entre os mais antigos da cidade. O fato dos coordenadores serem indicados por vereadores, segundo comerciantes, contribui com o caos.
“A Prefeitura não tem compromisso com o segmento, tanto que os coordenadores desses espaços são apadrinhados políticos que não entendem nada de gestão”, denunciou um comerciante, que preferiu não se identificar para não ser penalizado.
Na Capital, existem mercados em bairros como Oitizeiro; Torre; Mangabeira; Castelo Branco; Bairro dos Estados; Tambaú; Bessa; Grotão; Centro e Jaguaribe. E, nesses locais, os problemas se repetem: lixo, esgoto correndo a céu aberto, banheiros danificados, paredes rachadas, falta de estrutura e de higiene em geral, consumo de drogas, prostituição e falta de ordenamento das barracas. “O Mercado de Oitizeiro tem 44 anos e nunca passou por uma grande reforma”, disse o comerciante.

“Os gestores dos mercados públicos de João Pessoa, além de serem indicados por vereadores, sequer tem qualificação profissional para exercer a função e, normalmente, nem aparecem para visitar o local e saber dos problemas que existem”, reclamou o comerciante, relatando que um dos mercados tem como coordenador um agente penitenciário e que os vasos sanitários do mercado já foram até “vendidos”.
Para o comerciante, a falta de representatividade dos comerciantes dos mercados públicos de João Pessoa também é outro problema que contribui para o cenário de abandono desses espaços. Segundo ele, o presidente do Sindicato dos Ambulantes, Juarez Pereira Marques, é ligado à Prefeitura de João Pessoa e tem sido omisso nas reivindicações da categoria junto ao poder público municipal.
O vereador Bruno Farias (PPS) confirmou que existem indicações políticas na gestão de muitos mercados públicos. “É preciso mudar essa forma de conceituar os mercados públicos nos centros urbanos”, disse. Bruno, informou ainda, que nos próximos dias, os vereadores da oposição devem realizar uma inspeção nos mercados da cidade.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb) informou que o Mercado Central possui uma gestão própria responsável por cuidar dos problemas do equipamento. “Além do administrador do Mercado, nós temos agentes de controle urbano presentes diariamente no local e também agentes de limpeza urbana, sem falar dos guardas municipais que dão reforço à segurança do mercado”, publicou.
A Sedurb declarou ainda, que mesmo a gestão presente no local, nem sempre é possível controlar os danos causados pelo descuido das pessoas que fazem uso do mercado. A Secretaria se comprometeu em verificar a situação informada acima e sanar o problema o mais rápido possível.

A reportagem do ClickPB esteve procurador o gestor do Mercado Central na administração por volta das 11h30 desta quarta-feira (11), mas o local estava fechado. A nossa equipe também entrou em contato por telefone com o administrador, mas as ligações não foram atendidas.


Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Entre em contato com a redação do ClickPB:
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: redacao@clickpb.com.br