O clérigo xiita radical Moqtada al-Sadr criticou nesta segunda-feira uma declaração do secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, sobre a atitude das tropas americanas no caso de guerra civil.
“Que Deus os maldiga. Vocês diziam que se retirassem suas tropas do Iraque haveria uma guerra civil e hoje afirmam que em caso de guerra civil não intervirão”, disse Moqtada al-Sadr.
Ao expressar seus pêsames aos habitantes do bairro xiita de Sadr City de Bagdá, enlutados por seis atentados que deixaram 46 mortos e mais de 200 feridos do domingo, denunciou a mentira americana. “Se não protegem as pessoas e não as ajudam, qual é o motivo de sua presença aqui?”, questionou.
“O plano é prevenir a guerra civil, mas se esta chegar a acontecer corresponderia às forças de segurança encarregar-se na medida de suas capacidades”, afirmou Rumsfeld na quinta-feira.
O clérigo também pediu, durante uma entrevista coletiva, ao Comitê de Ulemás, principal organização religiosa sunita, que denuncie claramente os grupos takfiri (os que proferem o anátema, em referência aos grupos vinculado ao líder da Al-Qaeda no Iraque, Abu Musab al-Zarqawi), acusados de atacar os xiitas.
AFP
Clérigo xiita ataca Donald Rumsfeld
None
Política
Política
Política
Política
Política