O senador eleito Cícero Lucena (PSDB) fez duras críticas nesta quinta-feira (25) ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), divulgado esta semana pelo governo federal. Cícero participou nesta quarta de reunião da Executiva nacional do PSDB em Brasília e acompanhou o coro dos tucanos contra a proposta do governo.
´O PAC não passa de um pacote de marketing do governo federal`, declarou Cícero, que estuda sugestão ao programa em forma de emenda no sentido de garantir novo pacto federativo, aumentando a receita dos estados e municípios. Segundo ele, O PAC deve destinar para Paraíba cerca de R$ 200 milhões, `o que corresponde a quatro meses de dívida da Paraíba com a União`.
Na próxima semana, os tucanos elaboram documento contra o PAC. Para Cícero, no lugar do anúncio da liberação, deveria garantir a renegociação das dívidas dos estados. “A Paraíba e os outros estados da federação merecem respeito”, declarou o senador tucano.
Ele criticou o fato dos recursos do programa serem provenientes do FGTS e não da iniciativa privada. `Quem vai pagar a conta são os trabalhadores, quando o governo deveria pegar linhas de investimento em instituições financeiras´, declarou Cícero.
O senador disse estranhar ainda o fato do PAC apresentar uma previsão de receita menor do que a estimada pela Lei de Diretrizes Orçamentárias que o governo Lula elaborou para o exercício financeiro de 2007. `Como é que um programa de aceleração do crescimento é menor do que o proposto na LDO. Como dizem: O governo acelerou com pé no freio´, declarou Cícero.
Redação Clickpb