Mesmo sem contar a presença da ministra Dilma Roussef, da Casa Civil, a reunião dos governadores do Nordeste, prevista para esta quinta-feira (11) em Natal, vai servir como espaço para que os chefes do Executivo dos noves estados nordestinos exponham suas reivindicações para o governo federal.
De acordo com informações da Secretaria de Comunicação do Estado, o governador Cássio Cunha Lima pretende apresentar a proposta de criação do Fundo Regional de Desenvolvimento, que poderia se transformar em instrumento para direcionamento de recursos para a região, tendo como fonte de receita parte das dívidas dos estados para com a União.
Segundo Cássio, a Paraíba chega a comprometer 20% de sua receita com o pagamento da dívida à União. O governador parte para Natal no início da manhã e será acompanhado por um grupo de jornalistas paraibanos que vão cobrir o evento. O Clickpb acompanhará a comitiva do governador.
Além de renovar o apelo para aceleração do projeto de transposição de parte das águas do Rio São Francisco, o governador paraibano também abordará no encontro a necessidade de se reavaliar o pacto federativo. Segundo Cássio, a atual realidade que permeia o setor público em praticamente todos os estados do Brasil evidencia um “colapso” sem precedentes no equilíbrio da Federação.
Cássio Cunha Lima também apresentará, durante o encontro, a ser realizado no Hotel Sehrs, das 9h às 17h. as prioridades da Paraíba para serem incluídas no Programa Piloto de Investimentos (PPI) do governo federal.
Redação Clickpb