O governador Cássio Cunha Lima considerou extremamente positiva a reunião do presidente Lula com todos os governadores, nesta segunda-feira. Durante o encontro, o governo voltou a rejeitar a principal proposta dos estados – de divisão da arrecadação federal -, mas avançou em outros pontos da pauta considerados importantes por Cássio.
Ao longo do encontro, realizado com a presença dos 27 governadores na Granja do Torto e que teve início às 9h30 e só foi concluído por volta das 15h00, a pauta com 14 reivindicações dos estados foi discutida com Lula e ministros. Durante sua participação, o governador Cássio Cunha Lima voltou a tocar no problema da crise federativa e apresentou sugestões que compensem a crise financeira dos estados, em função da concentração histórica de recursos nos cofres da União.
Entre as propostas apresentadas por Cássio angariaram a simpatia do presidente a devolução da caução da dívida do Estado (que, no caso da Paraíba, é na ordem de R$ 80 milhões); a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional; a rediscussão sobre os recursos do Fundeb; a possibilidade de negociação da dívida fundada com bancos privados, onde haveria uma mudança do perfil desse débito, com um refinanciamento que alonga a dívida e reduz o desembolso mensal, além da criação de mecanismos que facilitem o pagamento de precatórios judiciais.
Ao avaliar a participação dos governadores no encontro, o presidente Lula fez referência ao alerta dado por Cássio Cunha Lima de que é necessário “destravar” os estados e reconheceu os esforços do paraibano em realizar um ajuste fiscal e promover uma reforma administrativa na administração estadual.
A reunião na Granja do Torto contou com a participação de 27 governadores, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente José Alencar, dos ministros Guido Mantega (Fazenda), Dilma Rousseff (Casa Civil), Fernando Haddad (Educação), Tarso Genro (Relações Institucionais) e do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Bernard Appy.
Diante da boa aceitação do Presidente e da simpatia do ministro Guido Mantega às suas propostas apresentadas durante o encontro, o governador Cássio Cunha Lima fez questão de transmitir a Lula sua satisfação pela acolhida das sugestões, assegurando aguardar um desfecho prático nos próximos dias.
Assessoria