Natal – Depois de um dia todo de discussões, os governadores do Nordeste fecharam no início da noite desta quinta-feira (11) uma carta de reivindicações e propostas em favor da região. Juntos, os governadores fecharam questão sobre ações integradas na área de segurança, como foi previsto, e ainda a inclusão da proposta do governador Cássio Cunha Lima de criação de fundo de desenvolvimento regional com parcelas da dívida dos estados com a União.
´A Carta reafirma a disposição de todos os governadores de lutarem pelos temas que nos unificam´, declarou Cássio. Ele foi escolhido junto com a governadora do Rio Grande do Norte Wilma Farias (PSB), e do Piauí, Wellington Dias (PT), para fazer um balanço da reunião. Eles definiram a realização de um fórum permanente com reuniões mensais no primeiro semestre e bimestrais a partir do segundo semestre.
Outra proposta é de que a União possa devolver a caução das dívidas que foram pagas pelos estados por produtos importados. Para a Paraíba, segundo Cássio o volume destinado seria de R$ 80 milhões.
O próximo encontro está marcado para março em Alagoas. Até lá, os governadores pretendem fechar as prioridades do Plano Prioritário de Investimentos a ser levado para o presidente Lula.
´Acertamos de estarmos encaminhando propostas gerais e específicas de cada estado´, declarou Wellington Dias. ´Enfim, o Nordeste quer participar de forma diferente no processo de crescimento do Brasil, considerando todas nossas potencialidades´, finalizou.
Luís Tôrres
Clickpb