ESA

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Nova ESA estava inicialmente prevista para Recife, mas há um impasse sobre o assunto entre lideranças políticas de Pernambuco. Campina Grande aguarda resposta do Ministério da Defesa.

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Escola de Sargento das Armas é uma das mais tradicionais do Exército — Foto:Reprodução/Exército Brasileiro

Campina Grande pode receber uma nova instalação da Escola de Sargento das Armas (ESA) do Exército Brasileiro. A informação foi confirmada ao ClickPB, nesta terça-feira (2), pelo coordenador de comunicação da Prefeitura de Campina Grande, Marcos Alfredo. A possível vinda da ESA foi tratada pelo prefeito Bruno Cunha Lima com o Ministério da Defesa.

A ESA é um estabelecimento de ensino superior do Exército Brasileiro, criado após o fim da Segunda Guerra Mundial, e é responsável pela formação de sargentos combatentes de carreira das armas de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia e comunicações do Exército.

Como apurado pelo ClickPB, o Exército tem, atualmente, uma ESA, que está instalada no município mineiro de Três Corações. A segunda unidade da ESA estava inicialmente prevista para ser instalada em Recife, mas há um impasse sobre o assunto entre lideranças políticas de Pernambuco, como publicado pelo blog do Jamildo, no Jornal do Commercio.

Por conta do impasse, o ClickPB notou que Bruno Cunha Lima agilizou contato com o Ministério da Defesa e ofereceu Campina Grande para receber uma nova ESA.

“Houve um contato do prefeito Bruno [com o Ministério da Defesa] no ano passado, mas ainda está sob avaliação do Ministério”, contou Marcos Alfredo ao ClickPB.

O ClickPB questionou o Ministério da Defesa e o Exército Brasileiro sobre como está o processo de avaliação para a possível instalação da ESA em Campina Grande, mas até a publicação desta matéria não recebeu respostas.

No edital de 2023, a ESA ofereceu 1.095 vagas. Os aprovados vão cumprir um curso de formação durante dois anos, em regime de internato, podendo escolher uma entre 16 cidades para estudar durante o primeiro ano: Alegrete-RS; Blumenau-SC; Campo Grande-MS; Fortaleza-CE; Itajubá-MG; Jataí-GO; Jundiaí-SP; Juiz de Fora-MG; Natal-RN; Pirassununga-SP; Pouso Alegre-MG; e Rio de Janeiro-RJ.

Após o primeiro ano, os aprovados vão poderão escolher a especialidade de formação para o segundo ano. Com isso, ele será encaminhado para a ESA de Três Corações, a Escola de Sargentos de Logística no Rio de Janeiro ou o Centro de Instrução de Aviação do Exército em Taubaté-SP.

Em remuneração, após o curso de formação, os novos sargentos iniciam a carreira recebendo um soldo inicial de R$ 3.825, que chega a até  R$ 5.049,00 após acréscimos de adicionais.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Vereador Carlão detalha abordagem de homem armado com faca na Câmara e critica PT por nota divulgada

2

Política

“Não vou sair do Brasil, me prendam”, diz Bolsonaro

3

Política

Em entrevista a Jornal, Hugo Motta afirma que, sem Bolsonaro, direita está ‘desorganizada’ para 2026

4

Política

Vereador Mô Lima pede suspensão imediata da lei do couvert artístico e afirma que empresários estão cancelando eventos

5

Política

Homem que ameaçou Carlão pelo Bem com faca declara que é pré-candidato a deputado federal