Política

Câmara vota cassação de mais dois deputados

Dois deputados envolvidos no escândalo do "mensalão" enfrentam hoje o plenário da Câmara

Dois deputados envolvidos no escândalo do “mensalão” enfrentam hoje o plenário da Câmara, ambos com a cassação recomendada pelo Conselho de Ética: João Magno (PT-MG) e Wanderval dos Santos (PL-SP).

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o parecer do conselho não deverá ser respeitado nos dois casos. Magno, especialmente, tem grande chance de escapar. Seu caso é muito parecido com os de Roberto Brant (PFL-MG) e Romeu Queiroz (PTB-MG), absolvidos. É considerado por muitos um deputado honesto que teria sido induzido a erro.

O petista é acusado de ter recebido R$ 426 mil da empresa SMP&B, do publicitário Marcos Valério de Souza. O dinheiro, não contabilizado, destinava-se a cobrir custos da campanha de Magno a prefeito de Ipatinga (MG), em 2004. Ontem, no plenário, Magno tentava conquistar votos.

Wanderval

A situação de Wanderval é mais difícil. A acusação contra ele é a de ter “terceirizado” o mandato, sacando recursos do “valerioduto” por ordem do ex-deputado Carlos Rodrigues (PL-RJ), que renunciou no ano passado. Rodrigues, na época, era coordenador político da Igreja Universal, posição que lhe daria ascendência sobre os mandatos de outros membros da igreja, como Wanderval.

Redação Terra

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Juiz acata recurso e suspende cassação de mandato do prefeito de Dona Inês

2

Política

Corrinha Delfino, pré-candidata a prefeita de Cajazeiras, entregou certificado de mestrado falso, atesta universidade de São Paulo

3

Política

Cícero diz que maioria no PT defende sua reeleição e acolherá os contrários a candidatura de Cartaxo: “contribuir na nossa gestão”

4

Política

Cida do Povo é escolhida pré-candidata a vice na chapa do professor Valdeci Coutinho em Jacaraú

5

Política

Cícero Lucena minimiza ação contra obra do Parque da Cidade e diz que laguna nem fica na área do empreendimento