Os vereadores de João Pessoa aprovaram, nesta quinta-feira (11), o Projeto de Lei que autoriza as escolas públicas e privadas a contratarem segurança armada. A proposta é de autoria de Eliza Virgínia (PP) e prevê que os profissionais especializados na área atuem nas dependências das unidades escolares.
Votaram contra o projeto os vereadores Marcos Henriques (PT) e Junio Leandro (PDT). Marcos alegou que a matéria “transforma as escolas em presídios”.
Já a autora da proposta, Eliza Virgínia, alega que as medidas de segurança irão proteger alunos e educadores de possíveis perigos.
- Clique aqui e confira o projeto na íntegra.
No projeto está previsto que o poder público pode utilizar a força de trabalho da Guarda Municipal ou usar serviços terceirizados de empresas privadas.
A proposta diz, ainda, que as escolas deverão ter um controle rigoroso para permissão de entrada e saída de qualquer pessoa. Um cadastro deverá ser feito no ato da matrícula para identificar os responsáveis indicando quem buscará os alunos na escola. Quem não aceitar fazer o cadastro deverá assinar um termo de responsabilidade.