Política

Cabral pedirá forças federais a Lula ainda hoje

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, confirmou que vai solicitar ainda hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a presença das Forças Armadas no E

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, confirmou que vai solicitar ainda hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a presença das Forças Armadas no Estado. A afirmação foi feita em entrevista coletiva após a reunião com o Secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, a cúpula de segurança do Rio de Janeiro e integrantes das Forças Armadas.

Além da Força Nacional de Segurança, Cabral também pedirá a Lula que o Exército patrulhe as regiões dos quartéis no Rio de Janeiro, como já havia sugerido anteriormente. Ele não quis, no entanto, antecipar detalhes quanto ao número de homens que serão deslocados para o Estado. Segundo ele, essas informações devem ser sigilosas, pois se tratam de uma questão estratégica.

Cabral fez questão de ressaltar que a atuação das tropas federais no Rio será uma parceria entre a União e o Estado e servirá como uma complementação do trabalho que a polícia já realiza no Rio de Janeiro. "Essa alteração será feita de maneira racional. Não podemos tratar um problema tão sério de uma maneira pirotécnica, tem que se tratar de uma maneira técnica", ressaltou.

O governador confirmou também a reunião entre ele os governadores de São Paulo, José Serra, de Minas Gerais, Aécio Neves, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, com o objetivo de discutir o combate à violência de forma integrada. O encontro está marcado para o dia 9 e a intenção é que se tornem reuniões permanentes. "Os governadores estão vibrando com essa oportunidade", disse.

Para marcar a instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública, unindo os quatro Estados, haverá uma reunião, no próximo dia 15, com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Depois deste encontro, as reuniões do Gabinete devem ocorrer toda segunda-feira.

Redação Terra

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Após ofensa de Janja a Musk, Lula diz que “não temos que xingar ninguém” em evento

2

Política

Deputado pede convocação de ministro após ofensa de Janja a Musk

3

Política

Após Janja dizer “fuck you, Elon Musk”, dono do X rebate: “eles vão perder a próxima eleição”

4

Política

G20: Lula defende “pilar social” e jornada de trabalho equilibrada

5

Política

STF mantém, por unanimidade, decisão de Fux para impedir apostas online com Bolsa Família