O presidente reeleito da Federação dos Municípios Paraibanos (Famup), Rubens Germano (Buba), disse, nesta quinta-feira (11), durante assembléia dos gestores no Hotel Caiçara, em João Pessoa, que o ano de 2007 deve forçar os prefeitos a fazerem ajustes semelhantes ao que vem sendo feito no governo do Estado da Paraíba. “É preocupante chegar ao mês de janeiro com uma redução de 13% no Fundo de Participação Municipal e é inevitável que os cortes que foram adotados pelo governador Cássio Cunha Lima no governo, cheguem aos municípios. Se lembrarmos que em abril temos um novo aumento do salário mínimo a coisa se torna mais preocupante ainda”, revelou.
Buba se queixou das declarações de representantes do Ministério Público que acusam boa parte dos prefeitos de estarem supostamente envolvidos em casos de corrupção. “Não é admissível uma declaração como esta, afinal a maior parte da reprovações que acontecem no Tribunal de Contas ocorrem por falhas técnicas e enquanto os processos não estão transitados em julgados não é possível tachar ninguém de corrupto”, defendeu.
Sobre a reforma tributária, Buba cobrou da bancada de deputados e senadores da Paraíba que votem o aumento de 1% nos repasses dos municípios. “Espero que o espírito municipalista esteja presente na nossa bancada, afinal estas medidas não beneficiam apenas os gestores, mas sim a própria população”, previu.
Lembrando a proposta do governador Cássio Cunha Lima para que um percentual da dívida do Estado com a União seja repassado para um fundo de desenvolvimento do ente federativo, Buba disse que a medida poderia recuperar a capacidade de investimento dos gestores. “O governo da Paraíba vai pagar aproximadamente meio bilhão de reais para a União, imagine se metade desse valor voltasse ao Estado com investimento. Acho que este seria o caminho para o Estado e os municípios recuperarem a sua capacidade de investimento”, arrematou.
O senador Efraim Morais (PFL) e os deputados Efraim Filho (PFL) e Manoel Júnior (PSB), também marcaram presença e apoiaram integralmente a reivindicações do prefeitos paraibanos.
Janildo Silva
ClickPB