Os governos do Brasil e do Uruguai assinaram nesta quinta-feira, em Montevidéu uma carta de intenções para um acordo de cooperação relacionado à prevenção e ao tratamento da aids.
O documento foi assinado pela vice-chanceler uruguaia, Belela Herrera, e o embaixador do Brasil no Uruguai, Eduardo dos Santos, em uma cerimônia que contou com a presença de membros dos governos dos dois países e de organismos internacionais como o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a OMS (Organização Mundial da Saúde).
O documento ressalta os esforços realizados no âmbito da comissão intergovernamental criada para promover políticas integradas na luta contra o vírus HIV na região do Mercosul e das nações associadas.
Os dois países admitiram possuir boas relações no tema. E reafirmaram a importância da cooperação, consolidada nos termos do Acordo Básico Científico e Técnico vigente entre Brasil e Uruguai.
No terceiro ponto do acordo, os governos reconhecem a urgência da criação de garantias de acesso universal à prevenção, ao diagnóstico, à assistência e ao tratamento por parte de infectados pelo vírus HIV o mais breve possível, segundo o estipulado na Cúpula das Américas, em Mar del Plata, e na ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, em 2005.
Brasil e Uruguai também definiram as bases de um novo intercâmbio de experiências e tecnologias na busca por respostas conjuntas para a epidemia da aids ou de outras doenças sexualmente transmissíveis.
Foi pactuado ainda um trabalho conjunto na reestruturação e no fortalecimento do Programa Nacional de Luta contra a Aids do Uruguai e na ampliação das campanhas de prevenção e assistência nos territórios fronteiriços de ambos os países.
EFE
Brasil e Uruguai firmam acordo de cooperação para combater a aids
Os governos do Brasil e do Uruguai assinaram nesta quinta-feira, em Montevidéu uma carta de intenções para um acordo de cooperação relacionado à prevenção e ao
Política
Política
Política
Política
Política