Política

Bolsonaro e Hugo Motta se encontram em Brasília para discutir anistia

Partido Liberal tenta avançar com assinaturas necessárias, mas depende do presidente da Câmara para pautar projeto.

Bolsonaro e Hugo Motta se encontram em Brasília para discutir anistia

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), esteve reunido, na tarde desta quarta-feira (9), com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para debater sobre o projeto de lei que dá anistia aos presos pelos atos criminosos ocorridos no dia 8 de janeiro.

A reunião entre os dois ocorreu em Brasília e foi confirmada pela assessoria de Motta. O encontro serviu como uma tentativa do ex-presidente de sensibilizar Hugo a pautar o projeto, caso o Partido Liberal consiga as 257 assinaturas para levar o texto da anistia diretamente para o plenário da Casa. Segundo o PL, o projeto já tem o apoio de 246 deputados.

De acordo com auxiliares de ambos, o presidente da Câmara ainda não está convencido a pautar o projeto no plenário e teria sinalizado ao ex-presidente a possibilidade de levar a discussão para uma comissão especial.

Além disso, Hugo Motta tem sugerido discutir o texto com outros Poderes. Segundo relatos, ele teria pontuado a necessidade de conversar com o Senado e com o Executivo.

Aliados afirmam que o presidente da Câmara busca uma costura sobre o tema, incluindo o Supremo Tribunal Federal (STF), para chegar a um texto que possa avançar, inclusive, com apoio do governo na Casa.

Antes da reunião, na terça-feira (8), a CNN antecipou que o encontro entre os dois ocorreria. Bolsonaro já havia telefonado para Motta a fim de entender, segundo aliados, o que estaria travando o andamento da proposta na Câmara.

Durante uma entrevista a um podcast, na noite de terça, o ex-presidente falou sobre o encontro e se mostrou confiante em levar o projeto da anistia para o plenário.

“Desde a campanha [para a presidência da Câmara], ele [Hugo] fala: ‘A maioria dos líderes querendo priorizar uma pauta, nós vamos atender à maioria’. Ele não participa da votação, tanto é que o voto foi pela abstenção. Não precisa lembrá-lo disso aí, ele sabe bem o que está acontecendo. Se a gente conseguir assinatura, ele vai botar em votação, tenho certeza disso”, disse Bolsonaro.

CNN

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Presidente do TCE-PB pede desculpas após divulgar informação falsa da morte do ex-conselheiro Arthur Cunha Lima

2

Política

Secretário diz que Cícero Lucena não vai se ‘aventurar’ em candidatura a governador e explica viagens do prefeito pela Paraíba

3

Política

Prefeitura de Cajazeirinhas contrata shows de Eric Land e Collo de Menina por R$ 360 mil

4

Política

Hugo Motta diz que texto final da nova faixa de isenção do imposto de renda deve ser aprovado até dezembro

5

Política

Lucas Ribeiro diz que aliados ainda estão em cima do muro, cobra ‘lado’ e voto integral na chapa de João Azevêdo para 2026