Política

Baixo clero articula forte para salvar todos os mensaleiros

None

Como diria o homem-bomba Roberto Jefferson, “vai escapar todo mundo”. É isso aí. Há uma grande sensação dentro do chamado baixo clero da Câmara a respeito da salvação de todos os 9 mensaleiros que aguardam julgamento.

A frase-síntese é do deputado João Caldas (PL-AL), um dos, vá lá, “caciques do baixo clero”: “Porteira que passa bezerro passa boiada”.

Para Caldas, “a lógica é não cassar mais ninguém, porque já se disse que caixa dois não é crime”. Ele pergunta: “Como cassar os outros?”. Sua conclusão no caso de haver alguma cassação para os 9 mensaleiros na fila da morte: “Vamos parecer biruta de aeroporto”.

E a reação da sociedade, não conta? “A reação da sociedade já chegou a um estágio que não adianta mais diferenciar. Tanto faz. Esta legislatura está perdida. Agora, é pensar o que fazer para a próxima”, resume João Caldas.

O deputado Mussa Demes (PFL-PI), defensor aberto da absolvição do petista Professor Luizinho nesta semana, chega até a citar os nomes de quem não será cassado de jeito nenhum: João Paulo Cunha (PT-SP), Vadão Gomes (PP-SP) e Pedro Henry (PP-MT). “São inimputáveis [sic], pois não há [sic] provas contra eles”, diz.

Esses dois, Mussa Demes e João Caldas, são um resumo bem feito do pensamento geral dentro da Câmara.

Assim, o escândalo do mensalão pode acabar de maneira melancólica. Quando Bob Jeff botou a boca no trombone, em junho do ano passado, o número de congressistas envolvidos era sempre mencionado como sendo na casa dos 80 a 100.

Passado algum tempo, míseros 19 nomes foram relacionados diretamente ao mensalão. A situação é a seguinte:

● 4 renunciaram para não serem cassados (voltam com certeza na eleição de outubro)

● 4 já foram absolvidos em plenário (voltam também)

● 2 foram cassados (só Bob Jeff e Zé Dirceu)

● 9 aguardam julgamento

Nas CPIs ainda em funcionamento, muito desalento. Na dos Bingos, as acusações não param de chegar, mas parece que a investigação não tem rumo. Na dos Correios, nenhum interesse em averiguar se há mesmo 55 mensaleiros no PMDB. Pior: não deve aparecer nem mesmo a lista adicional de aproximadamente 10 novos nomes encontrados nas quebras de sigilo.Patético.


UOL-Blog Fernando Rodrigues

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Ministério Público Eleitoral pede reprovação das contas da campanha de Jackson Alvino, prefeito eleito de Santa Rita

2

Política

Prefeitura de Salgadinho gasta R$ 240 mil com três shows para festa de emancipação

3

Política

Secretário diz que estudos necessários para obras do Parque da Cidade já foram feitos e questiona interesses do autor do processo

4

Política

Paraibano Vital do Rêgo é eleito novo presidente do TCU

5

Política

Prefeitura de Arara paga R$ 230 mil por dois shows para festa de emancipação