O Avante entrou com um pedido na Câmara de João Pessoa para que Renato Martins tome posse no cargo de vereador. A informação foi confirmada ao ClickPB nesta terça-feira (28).
Como publicado pelo ClickPB, a vaga de vereador surgiu após a morte de Professor Gabriel, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Renato Martins foi eleito suplente de vereador pelo Avante em 2020, com 1.459 votos.
No entanto, antes de Renato Martins, o Avante tinha Raíssa Lacerda e Márcio Alencar como suplentes com melhor colocação para posse em caso de vacância de cargo. Porém, tanto Raíssa como Márcio deixaram o partido após a eleição de 2020. Com isso, o cargo deve ficar mesmo com Renato Martins.
Entenda o caso
Em 2020, Tanílson Soares foi eleito vereador pelo Avante e ocupou uma vaga na Câmara da Capital. No entanto, em 2022, já no PSB ele foi eleito deputado estadual, abrindo espaço para um suplente do Avante na Câmara.
Em seguida, em fevereiro de 2023, o Professor Gabriel assumiu o cargo de vereador. Além do professor, também eram suplentes do Avante: Raíssa Lacerda, Márcio Alencar e Renato Martins.
Com a morte do Professor Gabriel, mesmo filiada ao PSB, Raíssa Lacerda alegou que o seu setor jurídico entendeu que ela é a natural ocupante da vaga na Câmara.
Contudo, como divulgado pelo ClickPB, o entendimento de Raíssa foi contestado pelo Avante, através do presidente estadual do partido, Vitor Hugo. Ao ClickPB, nessa segunda-feira (27), ele antecipou que o partido iria atrás da vaga deixada pelo Professor Gabriel.