A assessoria de imprensa da Casa Civil negou no fim da tarde desta quarta-feira (10) que esteja programada a presença da ministra Dilma Rousseff no encontro dos governadores do nordeste que se realizará amanhã em Natal/RN.
Apesar de a notícia ter sido divulgada em diversos portais do nordeste, o encontro não deverá ter nenhum ministro representando o governo federal. “Não é só a presença da ministra que não está prevista, mas também não existe agenda para nenhum ministro neste encontro, pelo menos, até agora”, garantiu a assessoria.
A ausência de Dilma frustra a iniciativa dos governadores de apresentar várias reivindicações ao governo federal. No final da tarde, a secretraia de Comunicação soltou uma nota apontando quais as reivindicações que serão feitas pelo governador Cássio Cunha Lima. Um ônibus parte nesta quinta-feira (11) da Granja Santana com jornalistas paraibanos para cobertura do encontro.
Leia nota enviada pela Secom na íntegra
Cássio levará propostas para reunião de Dilma Rouseff com governadores do Nordeste
O governador Cássio Cunha Lima participará, na manhã desta quinta-feira, em Natal (RN), de encontro que a ministra Dilma Rouseff, da Casa Civil, mantém com todos os governadores do Nordeste. Em sua participação na reunião, Cássio pretende apresentar propostas de desenvolvimento para a região, sugerir o fortalecimento da nova Sudene como órgão fomentador de projetos produtivos e pedir mais investimentos estruturantes para os estados nordestinos mais pobres.
Uma das propostas que o governador apresentará à ministra no fórum dos governadores é a criação do Fundo Regional de Desenvolvimento, que poderia se transformar em instrumento para direcionamento de recursos para a região, tendo como fonte de receita parte das dívidas dos estados para com a União.
Além de renovar o apelo para aceleração do projeto de transposição de parte das águas do Rio São Francisco, o governador paraibano também abordará no encontro a necessidade de se reavaliar o pacto federativo. Segundo Cássio, a atual realidade que permeia o setor público em praticamente todos os estados do Brasil evidencia um "colapso" sem precedentes no equilíbrio da Federação.
Cássio Cunha Lima também apresentará, durante o encontro, a ser realizado no Hotel Sehrs, das 9h às 17h. as prioridades da Paraíba para serem incluídas no Programa Piloto de Investimentos (PPI) do governo federal.
Janildo Silva
ClickPB