Política

Aroeiras terá 240 cisternas comunitárias na zona rural

None



O governo do Estado através da Secretaria do Desenvolvimento Humano assinou convênio com a Associação dos Moradores do Sítio Jacazinho, da ordem de 256.080,00 para a construção de 240 cisternas de placa na zona rural do município de Aroeiras. Para a primeira etapa de construção das unidades foi liberado uma parcela de R$ 76.824,00 do governo federal mais a contrapartida do Estado. As outras parcelas são de R$ 102.432,00 e 76.824,00 que serão liberadas à medida que for feita a prestação de contas das obras.

As cisternas de placas de cimento para a captação de água da chuva representam uma solução de acesso a recursos hídricos que provoca grandes impactos nas condições de vida da população na região do semi-árido brasileiro. Elas são destinadas à população rural de baixa renda que sofre com os efeitos das secas prolongadas.

Com baixo custo de instalação, as cisternas são construídas com a utilização de mão-de-obra local e com materiais adquiridos na própria região de construção. As famílias beneficiárias participam de capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH). Nas capacitações são repassadas as técnicas de utilização e manutenção da cisterna e metodologias visando o uso racional da água, além de noções básicas de cidadania.

Uma cisterna de 16 mil litros permite que uma família de cinco pessoas tenha água para beber, cozinhar e escovar os dentes durante o período de seca, que chega a durar até oito meses no ano.

Fonte: Secom PB

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pesquisa: prefeito de capital do Nordeste tem 75% das intenções de voto e pode ser reeleito em primeiro turno; saiba quem é

2

Política

Lula rebate pergunta sobre cansaço e manda perguntarem a Janja: “tesão de 20 anos”

3

Política

Perita Amanda CSI é cotada para ser vice na chapa de Ruy Carneiro à Prefeitura de João Pessoa

4

Política

Governo recorre de decisão que liberou academias a cobrar por entrada de personal trainers, na Paraíba

5

Política

Cartaxo não crava Amanda Rodrigues como vice, mas diz que negociação está “avançada”