Pleito

Após cassação, TRE-PB define data das novas eleições para vereador de Boqueirão e de Mãe D’Água

As eleições para escolher os novos vereadores serão no 12 de novembro, um domingo, e serão utilizados o sistema eletrônico de votação e apuração.

Após cassação, TRE-PB define data das novas eleições para vereador de Boqueirão e de Mãe D'Água

A data foi definida pelo TRE — Foto:Reprodução

Após a decisão de cassar os vereadores dos municípios de Boqueirão e Mãe D’Água, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) definiu, nessa quinta-feira (27), a data para as novas eleições nessas cidades. A Corte aprovou, à unanimidade, proposta de resolução que trata da instrução para realização de nova eleição para os cargos de vereador.

As eleições para escolher os novos vereadores serão no 12 de novembro, um domingo, e serão utilizados o sistema eletrônico de votação e apuração.
Poderá participar das eleições o partido que até seis meses antes do pleito tenha registrado o seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e possua até a data da convenção órgãos de direção constituído no município de acordo com respectivo estatuto.

A cassação dos vereadores de Boqueirão ocorreu no início deste mês. Foram cassados oito vereadores eleitos pelo PSD e Progressistas, além dos suplentes, no município de Boqueirão, no Cariri paraibano. Os outros eleitos, que permaneceram no cargo, são do PTB.

Os dois partidos utilizaram candidaturas femininas fictícias para cumprir a cota nas eleições de 2020. O PSD conseguiu eleger cinco vereadores e o Progressistas três.

Já os vereadores de Mãe D’Água foram cassados no fim do mês de junho . Foram cassados os vereadores  Cledilson Cordeiro de Sousa, Andrew Wilker Lucena, Valdemir Ferreira Campos, Kildemi Monteiro Gomes da Silva, Luiz Nunes da Silva e Evandro Lucena Soares. A decisão cabe recurso.

A Ação foi ajuizada por Silva Alves Canuto, que foi candidata a vereadora  no último pleito. Na sentença, o Juiz Carlos Gustavo Guimarães Albergaria Barreto, afirma reconhecer a prática de abuso de poder, através de fraude na cota de gênero. 

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

João Azevêdo reúne base em almoço e soma presença de 146 prefeitos, 23 deputados estaduais e 5 federais

2

Política

Luiz Couto usou R$ 532 mil da cota parlamentar em 2024 e foi o deputado da Paraíba que mais gastou, aponta levantamento

3

Política

Vitor Hugo anuncia adesão do Avante à base do governador João Azevêdo

4

Política

Sem Marçal, Bolsonaro supera Lula na disputa em 2026, diz Paraná Pesquisas

5

Política

Tibério Limeira assegura união da base de João Azevêdo e descarta saída de deputados